Introdução Eng Segurança do Trabalho
Por: Danielly Campo • 20/2/2017 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
TAREFA 4.2
- Faça uma redação, com no mínimo 30 linhas, opinando, discutindo e discorrendo sobre as competências, atribuições e principalmente as limitações hierárquicas e administrativas sob as quais o EST lida no dia-a-dia e muitas vezes tem que fechar os olhos para situações de riscos, respondendo, inclusive as questões abaixo.
- Engenharia: É ciência?
- Engenharia de segurança do trabalho: trata de quê?
- Engenharia de segurança do trabalho é subordinada a que patrão?
- Engenharia de segurança do trabalho usa engenharia em qual medida?
- Engenharia de segurança do trabalho: subciência ou subserviência?
Como texto de apoio, leia o artigo em anexo substituindo as palavras “medicina do trabalho” por “engenharia de segurança do trabalho”, quando o sentindo for relacionado às atribuições e competências dessas profissões.
Vale 25,00
Segurança do Trabalho no Dia a Dia
Designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. Considerando que a Engenharia de Segurança do Trabalho estuda as causas dos acidentes e trabalha na prevenção de lesões e mortes acidentais, podemos concluir que sim, a Engenharia de Segurança do Trabalho é uma ciência.
Esta trata das questões relativas à segurança e saúde do trabalhador, exigindo abordagens multidisciplinares, buscando compreender o ambiente de trabalho e encontrando estratégias que possam promover medidas para o efetivo controle da saúde e da integridade física dos trabalhadores, atuando principalmente na prevenção de acidentes. O exercício desta atividade não se resume só a aplicação de um conjunto de regras, exigindo assim um profundo conhecimento técnico e científico.
Esta ciência usa a engenharia na medida que uma de suas atribuições é justamente estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, de máquinas e equipamentos, com vistas a controlar os risco, a poluição, analisando aspectos ergonômicos. À partir do estudo, propor, planejar e desenvolver soluções para os problemas relacionados a segurança do trabalhador.
O Engenheiro de Segurança frequentemente esbarra em problemas ligados a gestão inadequada, com excesso de chefes, sem saber realmente a quem se reportar. As ações efetivas no dia a dia não depende somente deste profissional, sendo essa uma frente de trabalho árdua, já que é necessário o comprometimento da alta gerência para que os problemas causadores dos acidentes de trabalho sejam solucionados.
Não acredito que a Engenharia de Segurança do Trabalho seja uma subciência, tão pouco uma subserviência! É uma ciência complexa, que lida diariamente com a defesa da vida das pessoas, e não pode nunca ser submissa a chefes que não dão valor a vida. Diariamente temos que lutar contra as adversidades, fazendo o máximo com o mínimo.
...