MECÂNICA GERAL
Por: danyellemoreira • 9/11/2015 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
O experimento realizado no laboratório teve como objetivo visualizar o funcionamento de um circuito em série e avaliar se os resultados obtidos nos cálculos dos resistores individualmente correspondem ao valor da resistência total equivalente, considerando as características de funcionamento desse tipo de circuito. Para isso medimos a tensão e a corrente em cada um dos resistores, calculamos o valor de cada resistência, medimos a corrente total do circuito e o valor da resistência total equivalente no circuito, de modo a obtermos dados de comparação.
2) INTRODUÇÃO
Em circuitos elétricos os elementos dissipadores de energia podem estar conectados em série, em paralelo, ou em associação mista. Através da análise do circuito podemos prever o comportamento da tensão e da corrente. Neste procedimento experimental, faremos a análise de um circuito em série.
Um circuito em série é um circuito cujos componentes estão ligados sequencialmente, numa única malha. Nesse tipo de circuito a corrente (i), que flui através de cada componente, é a mesma, mas a tensão (U) nos terminais de cada componente pode ser diferente, dependendo da Resistência (R) da componente.
Em muitos circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado. Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente. Assim, a resistência total equivalente (Req), de um circuito em Série, é a soma das Resistências de todos os componentes, Req= R1+ R2+R..., conforme exemplo abaixo:
Esquema de um circuito em Série
Neste caso, como a corrente só pode fluir através de um caminho, se um dos resistores não estiver funcionando, o outro não recebe corrente, porque o fluxo de corrente elétrica foi interrompido no resistor quebrado.
Para os cálculos de corrente, tensão e resistência utiliza-se a fórmula da lei de Ohm (U = Ri). Assim, obtendo-se dois dos dados da fórmula pode-se calcular o terceiro. Com este conceito, e com os conceitos de funcionamento de circuitos em série, foi possível obter os dados necessários para calcular as resistências individuais do experimento e a resistência total equivalente
...