Minérios Brasileiros e sua aplicação na Fundiçao
Por: daniel_gozzo • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 605 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Introdução:
O território brasileiro é rico em minérios, sendo um dos maiores exploradores do mundo, juntamente com países como Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Austrália. Além de uma grande diversidade de minerais explorados, o Brasil também possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo (o Brasil possui aproximadamente 8% das reservas mundiais de ferro). O Quadrilátero Ferrífero (MG) e a Província Mineral de Carajás (PA) são as principais jazidas brasileiras, nas quais são encontradas ferro, ouro, prata, níquel, cromo, manganês, entre outros.
Trabalho:
FERRO
Produzido através do minério Hematita, o ferro é o mineral de maior valor na indústria de mineração brasileira. A produção brasileira de ferro é de 390 milhões de toneladas ao ano, dando ao Brasil o segundo lugar mundial. Suas principais jazidas são o Quadrilátero Ferrífero (MG), que é rico em Itabirito (50% de ferro), o Maciço do Urucum(MS) e a Serra dos Carajás (PA), rica em Hematita (60% de ferro). A China é um grande concorrente brasileiro, pois produz 380 milhões de toneladas. A maior produção mundial fica com a Austrália, que produz 480 milhões de toneladas.
BAUXITA
Como produto o alumínio, a bauxita é explorada principalmente na Serra Oriximiná (PA), com produção de 31 milhões de toneladas, o que significa 14,1% de toda a produção mundial. Esse fato dá ao Brasil a terceira colocação entre os maiores produtores de bauxita. Os maiores produtores do mundo e concorrentes do Brasil são a Austrália e a China.
A MRN, Vale, Alcoa são as principais empresas produtoras deste minério. A utilização de bauxita é focada na produção de alumínio. 98% da bauxita explorada vai para a produção de alumínio e o resto para refratários e produtos químicos.
CAIULIM
Sendo o quinto maior produtor mundial, com 2,05 milhoes de toneladas, o Brasil dá um enfoque para o uso na indústria do papel. Os maiores concorrentes brasileiros são o Uzbequistão, Estados Unidos, República Checa e Alemanha. A Caulim da Amazônia SA e Imerys Rio Capim Caiulim AS são as principais empresas desse minério
COBRE
O Brasil é o décimo quinto produtor de minério de cobre com produção de 400 mil toneladas. Os principais produtores são Chile, Peru e Estados Unidos. Empresas como Vale e Mineração Maracá. A maior produção de minério de cobre vai para a indústria metalúrgica
ESTANHO
O Brasil possui várias jazidas de estanho localizadas na Amazônia, sendo o quinto maior produtor e possui também a terceira maior reserva do mundo. A produção brasileira de 12 mil toneladas representa 4,8% da produção mundial. O maior produtor é a China com 112 mil toneladas.
MANGANÊS
Sendo o sexto maior produtor mundial com 3 milhões de toneladas. A maior concorrente brasileira é a África do Sul. Mesmo a produção não sendo muito ampla, o país tem 110 milhões de toneladas em reservas naturais.
NIÓBIO
Um mineral em ascensão, pois seu uso em equipamentos de ponta tem aumentado muito, e muito cobiçado também. O Brasil produz 58 mil toneladas, o que representa 92% da produção mundial. Os principais concorrentes são Canadá e Austrália, porém o Brasil detém a grande maioria das reservas mundiais.
NÍQUEL
Estando na sétima posição mundial, o Brasil produz 83 mil toneladas e tem como principais concorrentes a Rússia, Filipinas e Indonésia. Mesmo estando abaixo dos cinco maiores produtores, o Brasil possui a terceira maior reserva de níquel do mundo.
...