Mundanças climáticas
Por: celta2010 • 22/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 621 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Oque podemos fazer para Diminuir com as mudanças climáticas?
Pequenas mudanças de hábito podem contribuir muito no combate às mudanças climáticas, cada produto que consumimos tem todo um processo que começa com a retirada das matérias-primas e passa por toda produção do produto, transporte e termina em descartes depois de utilizados. Em todas essas etapas, ocorrem emissões gases de efeito estufa. Nossas escolhas nos produtos que consumimos têm portanto, impacto direto no aquecimento global.
Exemplos:
Consumo carne bovina: DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE E LEITE DE ORIGEM BOVINA -
Em seu processo de digestão, bois e vacas emitem metano, um gás 21 vezes mais poderoso que o gás carbônico em termos de efeito estufa. Você pode... Repensar a sua alimentação substituindo a carne e os derivados de leite de origem bovina por outras fontes de proteína, como grãos e outros tipos de carne. Você pode repensar a sua alimentação substituindo a carne e os derivados de leite de origem bovina por outras fontes de proteína, como grãos e outros tipos de carne.
SABER DE ONDE VEM A CARNE -
A criação de gado na Amazônia é um dos principais indutores da devastação da floresta. E o desmatamento é a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa no Brasil, responsável por 75% das emissões totais, quando for comprar peça informações sobre a origem da carne.
PRODUTOS DE MADEIRA -
A destruição das matas nativas é a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. E a maior parte de toda madeira extraída ilegalmente é vendida no próprio mercado brasileiro. Quando for comprar um produto por de madeira sabe se esse produto é certificado ou se é de reflorestamento, essa é a maneira mais segura de saber que você não está colaborando com o desmatamento ilegal ao comprar produtos de madeira.
USAR ÁLCOOL COMBUSTÍVEL E ANDAR MENOS DE AUTOMÓVEL -
A queima dos combustíveis como gasolina e diesel, é uma das causas do aquecimento global, Um carro médio a gasolina que roda trinta quilômetros por dia emite, em um ano, uma quantidade de gases de efeito estufa que precisaria de 17 árvores crescendo durante 37 anos para ser absorvida. podemos reduzir o uso do automóvel e utilizar mais o transporte público, a bicicleta ou mesmo ir a pé para amenizar a situação.
COMPRAR DE EMPRESAS QUE EMITEM MENOS GASES DE EFEITO ESTUFA
Muitas empresas estão procurando saber o volume de gases de efeito estufa emitidos em seus processos de produção, seja nas fábricas, nos escritórios, na frota de distribuição e até mesmo nas viagens de avião de seus executivos, e estão desenvolvendo ações para reduzir tal emissão.
COMBATER O DESPERDÍCIO
Evitar o desperdício de alimentos em sua casa com ações simples, como planejar as compras e reaproveitar as sobras. Cerca de um terço dos alimentos que os brasileiros compram vai parar no lixo, o lixo orgânico emite gás metano durante sua decomposição e o metano é 21 mais potente que o gás carbônico como gerador de efeito estufa.
SEPARAR LIXO PARA RECICLAGEM
Deixar de jogar no lixo materiais como papel, vidro, plástico e alumínio, reciclando-os e usando-os como matéria-prima de novos produtos, é uma das ações mais importantes no Brasil para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além de a tecnologia da reciclagem estar disponível, isso não trará custos, e sim economia de recursos. Se os brasileiros reciclassem todo o material reciclável que descartam, seria gerada uma riqueza de pelo menos R$ 8 bilhões anuais, além de serem economizados recursos naturais pelo uso de matéria prima reciclada em vez da extração de matéria-prima virgem. A produção a partir da reciclagem também gasta muito menos energia elétrica do que a partir dos minérios brutos e isso significa uma menor emissão de gases de efeito estufa
...