NAU CAPITÂNIA: DE SIMBOLO DAS COMEMORAÇÕES A CENÁRIO CINEMATOLÓGICO
Por: Abel Sousa • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS-MA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
GESTÃO DE PROJETOS
PROFESSOR: ALVARO CORDEIRO
NAU CAPITÂNIA:
DE SIMBOLO DAS COMEMORAÇÕES
A CENÁRIO CINEMATOLÓGICO
São Luís
2017
NAU CAPITÂNIA: DE SIMBOLO DAS COMEMORAÇÕES
A CENÁRIO CINEMATOLÓGICO
CONCEITO: O PROJETO TEM UM BOM PROPÓSITO
Sim, tem um bom propósito, realizar a comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil.
OBJETIVOS: OS OBJETIVOS ESTÃO CLAROS? NÃO HÁ DUVIDAS?
O texto não cita os objetivos gerais nem específicos, como navegar de onde pra onde, qual percurso, etc. Fala de tentativas fracassadas na navegação, mas não cita detalhes.
ESTRUTURA: A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA É IDEAL E AJUDARÁ O PROJETO
Apesar de a caravela ter sido construída na base naval de Aratu sob a direção do Conselho Naval, pelo que consta, a Policia Federal apurou o caso e identificou que o Engenheiro Naval responsável pelo projeto, deixou a execução nas mãos de um terceiro, um artífice francês que não era habilitado ou possuía qualificação profissional para atuar nesse projeto. Então dessa forma percebe-se que a estrutura administrativa de execução do projeto, mais especificamente o corpo técnico tinha problemas.
Em relação à estrutura física, talvez esse tenha sido um bom lugar, como saber se essa base possui uma boa estrutura para isso, acredita-se que sim, mas seria necessário conhecer e suas instalações melhor para ter uma ideia mais apurada.
PLANEJAMENTO: HÁ UM PLANO VIÁVEL? EXISTE UM SEQUENCIAMENTO?
O projeto foi apresentado a 7 ministérios recebendo a provação apenas de um deles, o Ministério da Ciência e Tecnologia.
O custo total do projeto, foi estimado em 4 milhões, em parte financiando pelo governo federal (57,5%) e o restante pela por patrocinadores que apoiavam o projeto.
Embora o texto não deixe claro informações mais específicas a respeito do projeto, porem percebe-se que com o atraso o atraso de 4 meses do projeto, se havia algum planejamento, havia falhas por não ter concluído no prazo.
PROGRAMAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES FORAM PROGRAMADAS? HÁ RECURSOS PARA EXECUTÁ-LAS?
Como não havia um plano nem um sequenciamento claro, por consequência não havia programação de atividades já que não havia plano de trabalho.
Em relação aos recursos, havia um valor estipulado de 4 milhões porém a falta de um projeto bem elaborado, bem definido, com escopo levantamento de quantitativos bem elaborados, o valor final do projeto certamente não corresponderá a realidade, o que leva a crer que, pode ter havido falta de recursos materiais, mão de obra, instalações, etc.
MONITORAMENTO: HÁ CONTROLE DE TUDO? TODAS AS ATIVIDADES E GASTOS ESTÃO
MONITORADOS?
O monitoramento teoricamente de um certo modo depende diretamente do planejamento das atividades, planejamento dos recuos, do sequenciamento e ordem das atividades, sem planejamento, fica difícil haver um monitoramento porque não há dados para fazer a comparação do previsto com o realizado ficando dessa forma, apenas o realizado. Sem levantamento das atividades, custos, insumos adequadamente, certamente não haverá um bom controle. Alias, como controlar o que não foi planejado?
...