Neste presente trabalho abordarei a questão do papel da Escola na formação de um Cidadão
Por: Odilia Tina • 8/2/2019 • Artigo • 730 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
INTRODUҪÃO
Neste presente trabalho abordarei a questão do papel da Escola na formação de um Cidadão.
Este papel é extremamente importante para a vida de um Cidadão pois visa a socializar o seu conhecimento, seu dever é actuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento ao individuo como cidadão.
O Papel da Escola na Formação do Cidadão
O Papel da escola é socializar o conhecimento. Seu dever é actuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento ao individuo como cidadão.
A escola é o lugar onde o cidadão devera encontrar os meios de se preparar para realizar seus projectos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto a moral, sem formação de qualidade intelectual o cidadão poderá ver sues projectos frustrados no futuro.
Os professores e toda a comunidade escolar, a fora de avaliação são transmissores de normas e valores que norteiam e preparam o individuo para viver colectivamente. Assim é importante que a questão da vida em sociedade faça parte, com clareza, da organização curricular, levando a ética ao centro de reflexão e do exercício da cidadania.
A Convivência do Cidadão
A convivência dever ser organizada de modo que os conceitos como justiça, respeito e solidariedade sejam compreendidos, assimilados e vividos, com esse proposto a escola se desafiam a instalar uma atitude crítica, que levará o cidadão a identificar possibilidades de reconhecer seus limites nas acções e nos relacionamentos a partir dos valores que as orientam.
Formar uma escola democrática que esta sempre atenta a qualidade do relacionamento entre os seus alunos, professores, pais e dirigentes, já que praticam, as relações sociais são os melhores mestres em questão e moralidade. Professor a cooperação o diálogo reforçam o respeito mútuo, tão determinante para o convívio democrático, então para o educador o seu desafio é então esta alerta para o conhecimento e as informações que possam orientar os princípios d construção da cidadania na escola.
Fazer com que o cidadão perceba que há uma coerência entre esses valores e o que ele espera da vida, então não há dúvida, ele se tornará uma pessoa que terá auto-respeito, pelo simples facto de respeitar esses valores.
O papel da Escola é justamente esse de fazer compreender o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçar para torna-los visíveis, assimilar os valores no seu comportamento ao conscientiza-los na sua relação com os outros alunos afirmando sua autonomia, estabelecer limites ao exercício da liberdade, contribuir para uma convivência democrática.
Desta forma a escola deve preocupar-se, possibilitando condições para que a sociedade que a abriga ingresse em seu meio, assumindo assim seu compromisso como local de transmissão de saber e construção do conhecimento do papel da escola neste mundo que se transforma, deve estar equilibrado entre uma função sistemática de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade.
Ao mesmo tempo, deve exercitar sua função crítica ao estudar os principais problemas que interferem em sua localidade, devendo apontar soluções.
...