O BENCHMARKING .
Por: bonadiman • 23/10/2017 • Artigo • 1.688 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
UNIDADE CENTRAL DE ENSINO FAEM FACULDADE
FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ
UCEFF FACULDADES
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BENCHMARKING
ANGELICA T. BONADIMAN
DOULAS CECCATO
FERNANDA BRANCHER
GILMAR JABOINSKI
Teoria Geral da Administração
Chapecó, (SC), Novembro 2013.
Unidade Central de Ensino Faem Faculdade
Faculdade Empresarial De Chapecó
UCEFF Faculdades
Curso: Engenharia de Produção
Período: 1º
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professora: Niloar Basani
BENCHMARKING
ANGELICA T. BONADIMAN
DOULAS CECCATO
FERNANDA BRANCHER
GILMAR JABOINSKI
Chapecó, (SC), Novembro 2013.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1 .2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA (PROBLEMA/OPORTUNIDADE) 3
1.3 PERGUNTAS DE ESTUDO 4
1.4 OBJETIVOS 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos específicos: 4
1.5 JUSTIFICATIVA 4
2 SUSTENTABILIDADE E ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES 6
2.1 HISTÓRIA 6
2.2 DOUTRINAS 7
2.3 CONCEITO 8
2.4 REALIDADE 9
3 METODOLOGIA 11
4 CRONOGRAMA 12
5 ORÇAMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
- INTRODUÇÃO
As empresas passam por intensas mudanças gerenciais, devido às variações do mercado. Sendo assim há necessidade de desenvolver ferramentas capazes de auxiliá-las no monitoramento do seu desempenho no mercado em que atuam, buscando aperfeiçoar-se cada vez mais nas práticas que as conduzam a seu máximo desempenho, garantindo vantagem competitiva. O Benchmarking é um método contínuo é utilizado para avaliar produtos, serviços e a estrutura interna da empresa, em relação aos líderes e concorrentes de mercado. O objetivo é saber se a empresa faz uso desta ferramenta, analisando os benefícios de sua prática.
Hoje para estar no mercado é preciso estar atento a todas as mudanças que ele lhe oferece, é indispensável o conhecimento e o saber para dar as ferramentas a um administrador. Para estar no mercado nos dias de hoje é necessário ter bom conhecimento e forças para combater os concorrentes, além de tudo saber satisfazer o cliente. Benchmarking é importante no mundo dos negócios, pois surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa como corrigir um problema empresarial. Como podemos ver a competitividade aumento muito depressa e é preciso atender um conjunto de critérios como comparabilidade, objetividade, adaptabilidade e continuidade. Caso isso não ocorrer a comparabilidade entre as empresas estudada não poderá chegar a resultado nenhum.
A velocidade da mudança e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade das organizações como condição para que sobrevivam no novo ambiente de negócios. Desde que o enfoque sistêmico substituiu os princípios universais clássicos e cartesianos em que se basearam as anteriores teorias administrativas, está há vendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro das organizações (CHIAVENATO, 2006, p. 343).
- Objetivo Geral
Identificar qual o modelo de benchmarking utilizado pela empresa Rotesma e verificar quais os benefícios trazidos pelos mesmos após sua implantação
- Objetivos Específicos
Mostrar a importância da administração nos dias atuais e como ela se tornou uma atividade imprescindível na condução da moderna sociedade.
Explorar os conceito e objetivo do benchmarking.
Demonstrar quais os resultados obtidos com a implementação do benchmarking.
- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A empresa Rotesma Artefatos de Cimento LTDA foi fundada em 02 de fevereiro de 1977 pelos sócios João Roman Filho, José Antonio Tessari, Lírio Antonio Smaniotto, Nélio João Damo e Vanir Zanette, inicialmente dedicou-se a produção de palanques, tubos e pequenas peças de concreto pré-moldados, em um terreno locado na Rua General Osório, Centro de Chapecó.
O nome Rotesma deriva dos nomes de três sócios sendo: RO de Roman, TE de Tessari e SMA de Smaniotto, formando a palavra.
Com a prosperidade do negocio, em 1984 a Rotesma adquiriu a sua sede própria (atual), no Bairro Alvorada, parque industrial com 30.000 m2, da empresa Cimar, fabricante de postes de concreto que passava por dificuldades. Esta aquisição permitiu a diversificação da produção, e a empresa passou a produzir desde então tubos, lajes, palanques, postes e galpões pré-fabricados ate vão livre de 12 metros, com uma capacidade aproximada de 150 m3 de concreto/mês.
...