O BIODIGESTOR, UMA IDEIA DAS FAZENDAS PARA AS RESIDÊNCIAS
Por: jhonata_euzebio • 10/10/2022 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
BIODIGESTOR, UMA IDEIA DAS FAZENDAS PARA AS RESIDÊNCIAS.
Atualmente o mercado energético está dominado principalmente por combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural), cerca de aproximadamente 80% das fontes energéticas mundiais são providas da extração desses insumos, (GOLDEMBERG, 2009). Sendo algumas fontes renováveis inseridas nesse meio, as hidroelétricas, geotérmicas, eólicas, e solares, mas entre essas matrizes energéticas existe uma parcela modesta, cerca de 1,19% da energia mundial (GOLDEMBERG, 2009), que está tomando espaço novamente. A Biomassa.
Segundo M. S, Swaminathan (2002 apud Sachs) em um futuro sustentável, o uso da biomassa não será algo possível, mas deverá ser essencial. A biomassa a muito já foi usada pelos povos antigos, principalmente para obtenção de ração para animais, na fabricação de vestimentas e construção de moradias (SACHS, 2002). Esse uso foi reduzindo com o advento da revolução industrial e com o surgimento de outras fontes de energia. Essa matriz energética está tomando seu espaço aos poucos novamente no mercado, pois tem mostrado um bom desempenho em energia e multifunções além do básico de subsistência, como os biocombustíveis automotivos.
Nas fazendas, a Biomassa é utilizada na fabricação de fertilizantes e biogás por meio de Biodigestores, aparelhos que fermentam e aceleram a decomposição da matéria orgânica úmida, como dejetos animais, cascas de fruta e outros resíduos. O equipamento é composto por uma câmara anaeróbica e um gasômetro que se localizam na parte superior do equipamento, A câmara anaeróbica possui um substrato bacteriano em seu interior com resistência ao oxigênio, que proporciona uma aceleração de decomposição da matéria rejeitada que é inserida nele, que ao final do processo, produz fertilizante para lavouras e biogás que tem uso principalmente na obtenção de fontes de energia térmica e elétrica. Essa geração pode ter processos contínuos, semi contínuos e descontínuos, que são relacionados à periodicidade e frequência de produção desses insumos.
Esse equipamento causa um impacto ambiental benéfico a longo prazo, como redução do impacto ambiental proveniente da mal gerência de compostos orgânicos, e uma redução considerável na utilização de combustíveis fósseis na produção de energia, além de gerar economia
Com o gasto de fertilizantes e gás de cozinha. Seus pontos desvantajosos são o alto custo inicial do equipamento, um uso de água considerável, e, dependendo do modelo do equipamento, pode necessitar de uma fonte de calor externa para fazer o equipamento funcionar adequadamente. Ainda que tenha alguns revezes, a opção é extremamente sustentável e se torna uma medida muito útil para obtenção de energia em comunidades que não possuem acesso a fontes convencionais.
Pensando nesse sistema e em suas vantagens, a empresa Homebiogas, desenvolveu um biodigestor semelhante ao utilizado no meio agrícola, porém, voltado para uso residencial, o Homebiogas 2.0. Segundo a desenvolvedora, o produto serve como uma alternativa ao gás de cozinha e aos fertilizantes químicos e também na obtenção de energia. Possui basicamente o mesmo processo de biodigestão, mas sua instalação é muito mais fácil e não precisa de mão de obra especializada, podendo ser instalado pelo próprio usuário.
...