O CICLO HIDROLÓGICO
Por: gag099 • 5/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.972 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PAULO RICARDO SANTOS REIS
RAYLA DOS SANTOS DE ALMEIDA
WENNYSON SANTOS CARVALHO
CICLO HIDROLÓGICO
São Luís
2019
PAULO RICARDO SANTOS REIS
RAYLA DOS SANTOS DE ALMEIDA
WENNYSON SANTOS CARVALHO
CICLO HIDROLÓGICO
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da terceira nota na disciplina de Geologia do curso de ciência e tecnologia.
Orientador(a): Prof(a) Edvar Aguiar
São Luís
2019
CICLO HIDROLÓGICO
Paulo Ricardo Santos Reis
Rayla dos Santos de Almeida
Wennyson Santos Carvalho
Edvar Aguiar
Resumo: O presente artigo oferece uma discussão conceitual a respeito da ciência hidrológica, sua importância e um pouco do Ciclo Hidrológico. Ele apresenta parâmetros de distinção do passado e presente referente ao tema, para mostrar como antes o assunto era abordado. Apresenta noções construídas coletivamente por diferentes autores em seus estudos e pesquisas relacionadas sobre o tema. Ao final, os autores consideram que a definição mais adequada é formada por uma fusão das noções discutidas e apresentadas regularmente, em que se une a percepção das pessoas com os conceitos já estabelecidos na literatura. Assim abre-se espaço para aplicar e adaptar os conceitos apresentados conforme as pesquisas e/ou objetivos pedagógicos de cada atividade e de acordo com a área estudada.
Palavras-chave: Hidrologia, ciclo hidrológico, pesquisa.
Abstract: This paper offers a conceptual discussion about hydrological science, its importance and some of the Hydrologic Cycle. It presents parameters of distinction of past and present regarding the theme, to show how the subject was previously approached. It presents notions collectively constructed by different authors in their studies and related research on the subject. In the end, the authors consider that the most appropriate definition is formed by a fusion of the notions discussed and presented regularly, in which the perception of people is united with the concepts already established in the literature. This opens space to apply and adapt the concepts presented according to the research and / or pedagogical objectives of each activity and according to the area studied.
Keywords: Hydrology, hydrologic cycle, research.
1 INTRODUÇÃO
Hidrologia é o ramo da ciência que trata da água na Terra, seu contexto, fluxo e distribuição, suas características físicas e químicas, e sua ligação com o meio ambiente, incluindo sua ligação com as formas vivas (Definição recomendada pelaUnited States Federal Council for Science and Technology, 1962). Tal ciência é muito abrangente e pode ser subdivididas em diferentes áreas do conhecimento devidamente encaminhadas a saber sobre: Glaciologia: que é o ramo de estudo da água superficial, particularmentequando esta se apresenta sob a forma de gelo; Potamologia, que estuda os rios; Limnologia, voltada para o estudo dos lagos e reservatórios; Hidrometeorologia, que estuda a água na atmosfera. A hidrologia ainda se aplica em influências como: Irrigação; regularização de cursos d’água e controle de inundações; controle de erosão; navegação. A hidrologia é mais que essencial nas aplicações diárias, pois envolve um elemento que indispensável em nossas vidas, a agua.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
- 2.1 HIDROLOGIA
A hidrologia tem crescido significativamente dados aos impasses constantemente vistos nas bacias hidrográficas, como exemplo a ocupação imprópria, o aumento grandioso da utilização da água para várias atividades e principalmente se relacionado aos impactos que meio ambiente vem sofrendo. Antes o estudo da água era uma ciência basicamente descritiva e qualitativa, porém passou a ser também uma área de conhecimento onde os métodos quantitativos têm sido usados através de métodos matemáticos e estatísticos, melhorando de um lado os resultados e do outro explorando melhor as informações existentes (TUCCI, 1993).
No passado o planejamento de ocupação nas bacias era o menor possível, resultando no foco apenas do menor custo de implantação e o máximo aproveitamento para os usuários, a questão de cuidados e preservação do meio ambiente quase nunca era evidenciado. Assim, o crescimento populacional e a exploração da água causaram grandes impactos e consequentemente a degradação dos recursos naturais.
Depois de observarem os problemas, a população começou a se preocupar, criando métodos de prevenção que causasse poucos os prejuízos à natureza. Em tempos, as ações tinham como foco a bacia hidrográfica, enquanto que hoje o problema tem grandeza global, devido aos possíveis efeitos globais da alteração do clima. A tendência atual envolve desenvolvimento sustentado da bacia hidrográfica, que implica o aproveitamento racional dos recursos com o mínimo dano ao ambiente.
De acordo com NRC1 (1991) apud Tucci (1993), notou-se que o avanço da ciência hidrológica tem sido moldado por aspectos específicos do uso da água e controle de acidentes. A comissão comenta sobre a necessidade de ensinar profissionais com formação mais ampla, que englobe conhecimento de outras ciências, para desenvolver essa em questão dentro de um contexto mais vasto.
2.2 APLICAÇÃO
Segundo Righetto, 1998, a Hidrologia exerce grande influência em:
- Escolha de fontes de abastecimento de água para uso doméstico ou industrial;
- Projeto de construção de obras hidráulicas:
a. Fixação das dimensões hidráulicas de obras de arte, tais como: pontes, bueiros etc.;
...