O ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO, CONSTRUÇÃO CIVIL E MEIO AMBIENTE
Por: LNZ_TVR • 17/3/2017 • Relatório de pesquisa • 343 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
ESPAÇO GEOGRÁFICO URBANO, CONSTRUÇÃO CIVIL E MEIO AMBIENTE
A indústria da construção civil tem uma participação de aproximadamente 40% na economia mundial (ALMEIDA et al., 2015). No entanto, a construção civil não influencia somente a economia, pois também exerce um papel expressivo no meio ambiente e na sociedade como um todo.
Com a crescente interação do homem com o meio e diante da necessidade de expansão das cidades com o crescimento da urbanização deu origem aos sistemas de drenagem (MOURA, 2004).
A origem dos sistemas de drenagem ocorreu quando houve os surtos de doenças, especialmente a cólera, no século XIX, onde, o esgoto cloacal sempre foi separado do esgoto pluvial. Os grandes equipamentos de saneamento existentes até hoje foram construídos durante a transição do século XIX para o século XX. As suas dimensões, calculadas na época permitiram um funcionamento eficiente do sistema por várias décadas, mas depois da urbanização intensiva e do aumento do uso da água, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, começaram a ocorrer deficiências nestes sistemas, que se apresentaram inundações nas áreas ocupadas das cidades (CHOCAT, 1981).
O surgimento das técnicas alternativas de drenagem urbana é resultado da insuficiência dos sistemas existentes, da necessidade de desenvolvimento urbano e da crescente preocupação ecológica. Assim, essas técnicas objetivam minimizar os efeitos da urbanização sobre os processos hidrológicos, promovendo a qualidade de vida e a preservação ambiental (TUCCI, 1995).
Segundo Baptista e Nascimento (1996) as técnicas alternativas de drenagem urbana reduziam o impacto da urbanização de forma global proporcionando a continuidade do desenvolvimento urbano sem a geração de custos econômicos demasiados e garantindo também o tratamento de questões de drenagem pluvial com outras questões urbanísticas.
O sistema de drenagem deve ser entendido como:
O conjunto da infraestrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. Inclui ainda a hidrografia e os talvegues. É constituído por uma série de medidas que visam a minimizar os riscos a que estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações e possibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável (FEAM, 2006).
...