O Estudo Geológico
Por: Vilson Franco • 20/8/2021 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
1 - Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. As rochas são agregados de um ou mais minerais. Desta forma, pode-se afirmar que todas as rochas são constituídas de minerais. E os minérios são um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).
2 - Porque substâncias sólidas amorfas, como propriamente os exemplos citados, carvão natural, vidro e colóides, não são cristalinas (não apresentam um arranjo interno ordenado e/ou uma composição quimica suficientemente uniforme) e portanto, não satisfazem às exigências da definição de mineral. O nome dessas substância é mineralóide, por ainda apresentarem características semelhantes aos minerais.
3 - Qualquer classificação tem por objetivo agrupar objetos semelhantes e separar os demais que forem distintos. O sistema de classificação com base no grupo aniônico apresenta vantagens significativas, sendo elas: Minerais com o mesmo radical aniônico possuem propriedades físicas e morfológicas muito mais semelhantes entre si do que minerais com o mesmo cátion. Além disso, minerais com o mesmo radical aniônico tendem a se formar por processos físico-químicos semelhantes e a ocorrer associados uns aos outros na natureza.
4 -
- Talco - Menor dureza.
- Hematita - Minério de ferro.
- Galena - Maior densidade.
- Enxofre - Elemento nativo (não mineral).
- Calcita - Reage com HCL produzindo efervescência.
- Feldspato - Mais abundante.
- Halita - Halogeneto, solúvel em água.
5 - A dureza é uma propriedade mecânica da matéria sólida que determina sua resistência ao risco. No campo da geologia, para quantificar a dureza de um mineral, utiliza-se a Escala de Mohs. Essa escala é formada por 10 minerais organizados em ordem crescente de dureza. Na prática, identificar a dureza de um mineral é um fator importante ao escolher o tipo de matéria prima mais adequada para diferentes produções. Um exemplo disso é a aplicação do granito na fabricação de pisos, em vez do mármore. O mármore é constituído principalmente por calcita, cuja dureza é 3, enquanto o granito é formado por quartzo e feldspato, que apresentam dureza de 7 e 6, respectivamente. Um piso composto de mármore seria facilmente riscado, o que não acontece com o granito. Para determinar a dureza de um mineral através da Escala de Mohs é necessário riscar o mineral padrão (da escala) com o mineral que se deseja classificar e verificar qual deles apresentou o risco em sua superfície. Nesse caso, o mineral risca o talco, a gipsita, a calcita e a fluorita, e é riscada pela fluorita e, desta forma, apresenta uma dureza de 4.
...