O Estudo do Micrômetro
Por: Bandio27e7 Abruu • 22/7/2021 • Relatório de pesquisa • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Ceará
Engenharia Mecânica
Kauã dos Santos Abreu
Estudo do Micrômetro
Sousa-PB
2021
- Micrômetro e sua Importância
Ferramenta criada na França, o micrômetro é uma ferramenta semelhante ao paquímetro que foi o assunto do relatório anterior, essa ferramenta busca a precisão. Na França esse equipamento é chamado de “palmer” dado esse nome em formar de homenagem ao seu criador. Adentrando-se sobre o assunto o micrômetro é uma ferramenta bastante utilizada em diversas áreas, e em especial no meio industrial na medição de minúsculas peças, espessuras ou dimensões que requerem uma certa precisão e falando em relação a sua precisão é afirmado que o instrumento possui uma maior precisão do que a obtida pelo paquímetro o tornando um equipamento essencial nos dias atuais.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Em 1890 Laroy S. Starrett aperfeiçoou o micrometro já existente, trazendo diversas melhorias, sendo o micrômetro usado até os dias atuais, claro que ao passar dos anos houveram muitas melhorias e outros tipos de micrometros foram criados, porém esse de forma geral podemos dizer que foi o equipamento que “emplacou” sendo utilizado essa versão até os dias de hoje.
- Partes do Micrômetro [pic 5]
[pic 6]
A imagem ao lado é de um micrometro da atualidade e posteriormente cada parte e sua respectiva função:
[pic 7]
- Tambor graduado: ele gira ligado ao fuso micrométrico, e permite a medição em escala centesimal, e que, contêm o parafuso micrométrico, localizado internamente
- Catraca: assegura que a pressão de medição seja constante, e não force exageradamente o objeto medido, o que gera erros na medição.
- Faces de medição: entre as quais são intercalados os objetos que serão medidos.
- Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões.
- Batente: parte fixa esquerda que segura o objeto pela esquerda.
- Encosto móvel: parte móvel que segura o objeto pela direita.
- Bainha: nessa peça é gravada a capacidade de medição do micrômetro.
- Escala fixa: contêm as medições inteiras de milímetros, na parte de baixo, e as medições fracionária de meio milímetros, na parte de cima.
- Isolamento térmico: isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento, e evita a dilatação.
- Trava: imobiliza o parafuso medida predeterminada, e permite que o objeto não deslize do micrômetro durante a medição
Um fator importante em relação ao micrometro é justamente saber exatamente do que se trata sua estrutura, então basicamente o seu sistema é de porca-parafuso, no qual o parafuso micrométrico é conectado a uma rosca regulável e ao fazer o movimento de rosquear, onde vai depender do manuseador do equipamento em que sentindo ele está propondo percebe-se que esse giro de 360° vai ser justamente o nosso giro do tambor como explícito na especificação do Tambor graduado , logo esse tambor é dividido em 50 partes iguais , possibilitando tais medidas com tamanha precisão de 0,01mm a 0,001mm
- Utilização do Micrômetro e Sua Precisão
Para entendermos o funcionamento e o procedimento para usar e tirar uma medida com o micrômetro, precisamos conhecer quais são as possíveis medições que o equipamento nos proporciona.
Utilizando-se do micrômetro podemos realizar medições externas, de profundidade ou de altura; medição interna; medição de rosca; medição de fundos ou perfis e etc. Como dito anteriormente tal instrumento é uma ferramenta de precisão logo é bastante utilizado em diversas áreas, tendo uma relação bastante na área da indústria mecânica para medições precisa de peças e afins.
E Sabendo desses fatores e de como funciona de forma geral o sistema do micrometro vamos a um exemplo:
Imagine que estamos interessado em saber a medição da espessura de uma certa placa na qual vamos usar do aparelho para obter tal resultado.
Primeiramente devemos posicionar a placa entre o batente e o encosto móvel descritos na figura 2, após realizado isso giramos o tambor graduado até o encosto móvel entrar em contato com a placa, agora com cuidado continuamos girando o tambor graduado até ouvir o som de 3 clicks esse é o sinal no qual entendemos que o aparelho está na posição correta para realizar a medição, acionamos a trava e realizamos a retirada da peça com cuidado
Após realizado essa etapa inicial chegou a hora de observarmos e encontramos a medida buscada, vamos supor que essa nossa placa deu a medida abaixo:
[pic 8][pic 9]
Resolução = 0,5/50 = 0,01 mm
Leitura escala principal = 7 mm[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]
Leitura no tambor = 0,32 mm
Medida = 7 + 0,32 = 7,32 mm[pic 14]
Percebemos assim que a leitura da medida se dá pelo ultimo traço que se dá na escala principal que no caso seria 7 no exemplo em questão, e nossa outra leitura seria o número que coincidem na leitura do tambor que seria 0,32 onde nos chegamos com o resultado de 7,32 mm, essa leitura ela pode variar de micrometro pra micrometro depende do tipo do equipamento e da precisão especifica daquele equipamento.
...