TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MRP II e ERP

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

MPR II

Definição

MRP basicamente pode ter duas definições: tanto pode significar o planejamento das necessidades de materiais, como o planejamento dos recursos de manufatura. Através do tempo e a necessidade de focar na gestão de operações, auxiliar o planejamento e controle de necessidades de materiais, normalmente utilizado em empresa de manufatura (fabricas, montadoras, etc), mas há alguns casos de aplicação em ambientes não manufatureiros.

MRP I no inglês significa Material Requirements Planning, ou em português Planejamento de Necessidades de Materiais.  Permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento. Para fazer isso, ele utiliza os pedidos em carteira, assim como uma previsão para os pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP verifica, então, todos os ingredientes ou componentes que são necessários para completar esses pedidos, garantindo que sejam providenciados a tempo.

Até os anos 60 as empresas executavam os cálculos manualmente, com o advento dos computadores e a aplicação do seu uso na indústria, surgiu a oportunidade de serem executados esses cálculos que eram demorados devidos aos inúmeros detalhes e variáveis com o auxílio de um computador, se tornando rápido e relativamente fácil.

Quando os conceitos do planejamento das necessidades do materiais foram expandidos para outras partes da empresa surgiu uma versão ampliada do MRP no qual é conhecido atualmente como MRP II, ou Manufacturing Resourse Planning, neste permite que as empresas avaliem as aplicações da futura demanda nas áreas financeiras e de engenharia, assim como analisem as aplicações quanto à necessidade de materiais.

Para que o MRP seja executado adequadamente ou seja, os cálculos estejam corretos, é necessário que alguns dados sejam mantidos e atualizados nos sistema a cada rodada. Os primeiros dados são os pedidos de clientes (pedidos fechados e com prazo de entrega) e a provisão de demanda (estimativas realistas da quantidade e momento de pedidos futuros).  Com base nisso o MRP Calcula a demanda de compra de materiais.

Qualquer que seja o grau de sofisticação do processo de previsão numa empresa, é sempre difícil utilizar dados históricos para prever futuras tendências, ciclo ou sazonalidades. Dirigir uma empresa que utiliza previsões baseadas no passado, pode ser comparado a dirigir um carro olhando apenas para o espelho retrovisor. Apesar das dificuldades, muitas empresas não têm alternativa, portanto, devem fazer previsões. O Certo é utilizar a combinação de pedidos realizados e pedidos previstos para representar essa demanda, previsçao (Forecast).

BOM (Bill of Material) - Lista de Materiais

A lista de Materiais onde há os números de itens e ou componentes necessários para produzir uma unidade de produto acabado.

Estoque / Inventário

Outro ponto importante é a gestão de estoque, o MRP reconhece que alguns produtos já possuem estoque, que pode estar na forma de produtos finais, estoque em processo ou matéria-prima. A lista de materiais deve estar na base de dados do MRP assim como ingredientes ou estrutura dos produtos e o registro de estoque de cada um. O MRP calcula o que é chamado de necessidade líquida, a quantidade extra necessária passa juntamente com o estoque a atender à demanda

MPS  (Master Production Schedule) – Programa Mestre de Produção

É o início do MRP, sendo a fase mais importante do planejamento e controle da empresa, na indústria basicamente consiste na quantidade e momento que os produto finais devem ser produzidos, direciona toda a operação em termos do que é montado, produzido ou comprado e, define o que será necessário na mão-de-obra e os equipamentos que deverão ser utilizados e o capital financeiro para isso.

Numa empresa de serviços o MPS também pode ser aplicado, por exemplo num hospital, o plano mestre deve indicar quais cirurgias estão marcadas e quando estão programadas. O MPS direcionará o aprovisionamento de materiais para atender essas cirurgias e todos os instrumentos e acessórios. Direcionas também os profissionais que serão necessários, por exemplo, cirurgiões anestesistas, enfermeiros etc.

Todas a fontes de demanda devem ser consideradas junto com os registros com escala de tempo para cada produto final e o estoque disponível atual. Usando esta informação, o estoque disponível é projetado no  futuro . Quando não há estoque suficiente para satisfazer à demanda futura, quantidades de pedidos são inseridas na linha do programa-mestre.

Características Importantes Do MRP

  • Quantidades múltiplas de alguns itens são necessárias; isso significa que o MRP deve conhecer a quantidade necessária de cada item para ser capaz de multiplicar pelas necessidades;
  • Um mesmo item pode ser utilizado em diferentes partes da estrutura de produto;
  • A estrutura de produto para, quando ela chega aos itens que não são fabricados pela empresa;

MRP se tornando MRP II

        Como já descrito aqui foi no início dos anos 80 que o MRP foi expandido par uma abordagem mais ampla, passando a envolver outras áreas funcionais da empresa no processo de planejamento, principalmente marketing e finanças, engenharia, pessoal e compras. Com isso foi possível se concentrar em um conjunto comum de meta.

O financeiro pode projetar com precisão dos fluxos de caixa quanto sabe quais itens serão comprados e quando estarão no estoque. O RH pode projetar a necessidade de novas contratações ou demissões e o Marketing pode acompanhar alterações nos prazos de entrega.

O sistema MRP II possui um recurso de simulação aos usuários para analisar a sensibilidade ou cenários possíveis. Podendo prever o impacto de uma decisão em toda a organização e prever os resultados em termos de pedidos, data de vencimento e entrega.

Exemplo de aplicação simples do MRP

A produção de uma caneta é um bom exemplo para explicar o funcionamento dessa metodologia. Suponha que a estrutura do produto contenha os seguintes materiais:

Tubos de plástico;

Tampa;

Bico dianteiro;

Parte inferior.

O MRP irá processar essas informações, considerar o estoque existente de cada produto, considerar qual a quantidade e data de entrega do produto final. Ele é capaz de administrar os níveis de estoque necessários para produzir certo total de produtos acabados, no tempo e na medida certa, minimizando custos e retrabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com