O PROCESSO DE SOLDAGEM
Por: Manflin • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.304 Palavras (10 Páginas) • 460 Visualizações
PROCESSO DE SOLDAGEM
Soldagem processo de união entre duas partes metálicas usando uma fonte de calor, com a ou sem aplicação de pressão.
1)-QUAIS OS REQUISITOS DO PROCESSO DE SOLDAGEM.
- Gerar uma quantidade de energia capaz de unir dois materiais similares ou não.
- Remover as contaminações das superfícies a serem unidas
- Evitar que o ar atmosférico conforme a região durante a soldagem.
- Propícia o controle da transformação de fase, para que a solda alcance as propriedades desejadas, sem elas físicas, químicas ou mecânicas.
2)- QUAIS AS CLASSIFICAÇÃO DO PROCESSO DA NATUREZA DA UNIÃO.
- FUSÃO: Gás, brasagem e Oxiacetilênica.
- RESISTENCIA ELETRICA: Eletro escoria, Resistência a ponto ou costura.
- ARCO ELETRICO: Projeto de gás e eletrodo não consumíveis (Plasma e Tig), Eletrodo não consumível. (MIG / MAG / ELETRODO TUBULAR).
-PROTEÇÃO DE ESCORIA: Eletrodo tubular, Eletrodo revestido e Arco submerso.
3)-AS CARACTERISTICA E APLICAÇÃO DOS PRINCIPAIS PROCESSOS DE SOLDA SÃO.
a)- ELETRO REVESTIDO:
VANTAGENS - grande versatilidade no projeto da junta e na posição da soldagem; baixo custo; uniões com excelentes propriedades; não exige grande ajuste da estrutura.
DESVANTAGENS - mão de obra habilidosa; frequente mudança de eletrodo; na soldagem diversas camadas e necessárias remover a escoria em cada passe.
b)- ARCO SUBMERSO:
VANTAGENS – processo automático; alta taxa de deposição.
DESVANTAGEM – somente na posição plana horizontal, restrito aos aços e cuidado no posicionamento da junta.
c)- TIG:
VANTAGENS – versatilidade manual ou automática tipo de junta, posição de soldagem, soldas de elevadas qualidade e adequado para metais ferroso e ou não ferrosos.
DESVANTAGENS – elevado custo de consumíveis, mão de obra habilidosa e soldagem com varias camadas em solda no topo com espessura acima de 5mm.
d)- MIG:
VANTAGENS – Solda com alta qualidade para a maioria das ligas, altas taxa de deposição, processo semi ou totalmente automatizado.
DESVANTAGENS – custo elevado do Gás inerente, Mão de obra habilidosa e cuidado com o posicionamento da junta.
e)- MAG: (CO2).
VANTAGENS – elevada penetração, grande taxa de deposição e baixo custo dos gases.
DESVANTAGENS – posição limitadas, somente para aços carbono e de baixa liga com espessuras ate 6mm e cuidado com o posicionamento da junta.
TRANSFERENCIA METALICA EM SOLDAGEM COM ARCO ELETRICO.
ARCO ELETRICO:- definido como a descarga elétrica mantida através de um Gás ionizado, iniciada por uma quantidade de elétrons emitidos do eletrodo negativo (catodo) aquecido e mantido pela ionização técnica do Gás aquecido.
TIPOS DE TRASFERENCIA METALICA – existem varias classificações dos tipos de transferência metálica, pode-se dizer que elas são quatro globular, por pulverização, por curto-circuito e por arco pulsado.
GLOBOLAR:- o metal e transferido por Glóbulos com diâmetro próximo ao eletrodo no, ou alma do eletrodo, não e adequado para soldagem fora da posição.
PULVERIZAÇÃO:- o metal e transferido por gotas pequenas bem menores que o diâmetro do eletrodo nu pode ser utilizado na soldagem em posição plana ou horizontal. A transferência por pulverização pode ser Axial, onde o jato do eletrodo Nu, ou rotacional onde o jato em torno do eixo.
CURTO-CIRCUITO:- o metal e transferido por contato direto entre o eletrodo e a peça de fusão através de uma gota, pode ser utilizado em qualquer posição.
ARCO PULSADO:- similar a transferência por pulverização dela difere porque uma gota e transferida por pulso, solda em todas as posições. O tipo de transferência metálica pode ser determinado pela geometria do eletrodo, sua composição, tipo de Gás protetor, composição do revestimento do eletrodo, corrente de soldagem, comprimento do arco, etc.
EXEMPLOS:-
ELETRODO REVESTIDO → (ácidos rutilicos pulverização básicos, celulósicos globular curto-circuito).
MIG (argônio) → corrente baixa globular e corrente alta pulverização axial.
MiG (hélio) → globular
MAG (CO2) → arco normal globular e arco curto curto-circuito.
ELETRODO REVESTIDO. A soldagem com eletrodo revestidos e definida como um processo de soldagem em arco, onde a união e produzida pelo calor do arco criado entre um eletrodo revestido e a peça a solda.
VARIÁVEIS ELETRICAS E OPERACIONAL – atenção no arco não controlável independentemente dos outros parâmetros, por três razões básicas.
a)- o controle da distancia entre i eletrodo e a peça e realizado manualmente e não pode ser realizado com grande precisão.
b)- a transferência dos Glóbulos no arco esta associado a variações consideráveis no comprimento efetivo do arco.
c)- maiores tensões são requeridas na operação normal, a medida que a corrente de soldagem e aumentada.
CORRENTE ELETRICA: - controla de forma bastante predominante todas as características operacionais do processo, o aspecto do cordão e as propriedades da junta soldada. Controla de modo direto a magnitude e distribuição espacial da energia térmica disponível no arco elétrico e também a maior parte dos fenômenos que ali ocorrem.
VELOCIDADE DE AVANÇO:- e a segunda mais importante variável, apesar de seu controle ser consideravelmente impreciso no caso de aplicações manuais. A altura e largura do cordão variam inversamente com a velocidade de avanço.
OCILAÇÕES DO ELETRODO:- tem um caráter intrínseco na soldagem com este processo e é necessária para obter formas satisfatória de cordão a velocidade de avanço e diminuída cem o aumento da oscilação, aumentando a energia de soldagem.
DIMENSÕES DO ELETRODO:- os limites são normalmente ditados pela habilidade dos soldadores e pela posição de soldagem. O diâmetro e um dos principais fatores, limitadores da faixa da corrente de soldagem, na medida em que ele controla a densidade de corrente elétrica por unidade de área da seção transversal da alma.
...