O PROJETO DE FUNDAÇÕES
Por: Luan Zeni • 3/12/2020 • Artigo • 5.898 Palavras (24 Páginas) • 108 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE PROJETO DE FUNDAÇÕES
Luan Ademar Zeni
Luiz Felipe da Silva
Marco Tulio Nardi
Lajeado, 30 de junho de 2020
Luan Ademar Zeni
Luiz Felipe da Silva
Marco Tulio Nardi
RELATÓRIO DE PROJETO DE FUNDAÇÕES
Projeto teórico-prático da disciplina de Fundações, do curso de Engenharia Civil, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, como parte da exigência para aprovação da disciplina.
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Emanuele A. Gauer
Lajeado, 30 de junho de 2020[pic 1]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Apresentação 4
1.2 Concepção do Projeto 4
1.3 Normas técnicas 4
2 INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA 5
3 FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS 16
3.1 Capacidade de carga para solo arenoso 16
3.1.1 Capacidade de carga à compressão 17
3.1.2 Capacidade de carga à tração 20
3.2 Capacidade de carga para solo argiloso 24
3.2.1 Capacidade de carga à compressão 24
3.2.2 Capacidade de carga à tração 27
4 FUNDAÇÕES PROFUNDAS 30
4.1 Capacidade de carga 31
4.1.1 Estaca Franki em solo arenoso (Método Aoki-Velloso) 32
4.1.2 Estaca Franki em solo argiloso (Método Aoki-Velloso) 34
4.1.3 Estaca Franki em solo arenoso (Método Décourt-Quaresma) 35
4.1.4 Estaca Franki em solo argiloso (Método Décourt-Quaresma) 37
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 40
REFERÊNCIAS 43
APÊNDICES E ANEXOS 44
1 INTRODUÇÃO
Na construção civil, o elemento estrutural que pode ser considerado como o mais importante são as fundações, pois são elas que tem a função de suportar com segurança as cargas provenientes do seu peso próprio e as cargas decorrentes de seu uso.
Segundo a NBR 6122/2010 às fundações são divididas em dois tipos, fundações superficiais e fundações profundas.
As fundações superficiais, são definidas como o elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Por ser através da sua base que o elemento transmite as cargas para o solo, podem ser chamadas também de fundações diretas.
Já as fundações profundas, são definidas como o elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m. Neste caso, por serem elementos que transmitem a carga ao solo principalmente através do atrito lateral, podem ser chamada de fundações indiretas.
Para o dimensionamento de ambas soluções, temos os métodos teóricos e os métodos empíricos. Estes métodos necessitam de grandes fatores de segurança e nem sempre reproduzem a situação real do elemento de fundação que será dimensionado, e isto ocorre devido à interação da estrutura com o próprio solo, que é um material de difícil previsão quanto ao seu comportamento.
Sabendo disso, e baseando-se na norma brasileira vigente, este trabalho tem como objetivo apresentar os métodos que foram utilizados para escolha e dimensionamento de ambos tipos de fundações, a partir dos parâmetros gerados pela investigação geotécnica do local de implantação da estrutura.
1.1 Apresentação
A empresa Fundações - Grupo 09, estabelecida na Rua Avelino Talini, n° 171 em Lajeado/RS, inscrita no CNPJ 01.000.000/0001-00, apresenta neste projeto o dimensionamento de fundações referentes às obras de implantação de uma estrutura.
1.2 Concepção do Projeto
Inicialmente, foram definidos dois perfis de sondagem do solo que compõem a área de implantação da obra, e através deles foram obtidos os seus parâmetros de projeto através de métodos empíricos. A partir destes parâmetros e seus perfis geotécnicos e com a planta de cargas da estrutura a ser implantada, foi dimensionado para cada um deles uma fundação superficial e uma fundação profunda, visando encontrar soluções para que ambas fossem seguras e adequadas para cada caso.
1.3 Normas técnicas
As normas técnicas envolvidas neste projeto são:
- NBR 6122 - Projeto e execução de fundações (2010)
- NBR 6484 - Sondagens de simples reconhecimento com SPT (2001)
2 INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA
Para conhecimento do solo antes da execução de uma estrutura é de suma importância realizar uma investigação geotécnica, neste caso, os perfis de sondagem foram gerados através do ensaio SPT. Segundo a NBR 6484/2001, o ensaio SPT (standard penetration test) determina o índice de resistência à penetração (N), cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.
...