O Papel do Engenheiro Civil na Sociedade
Por: jardeanelima81 • 24/5/2020 • Dissertação • 512 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
Curso: Engenharia civil
Disciplina: Fundamentos da Engenharia
Estudante: Jade
O Papel do engenheiro civil na sociedade
A Engenharia é sinônimo de desenvolvimento. Mesmo sempre estando presente em diversos setores, a sua valorização e o crescimento de profissionais na área vêm aumentando. Nos países emergentes, como o Brasil, a Engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.
A profissão da engenharia civil vai além de um profissional que cria projetos e os constrói. Além de projetar e executar, um bom engenheiro atua com moral e ética a fim de realizar suas competências com vigência. Assim como a ética, o profissional de engenharia também visa o desenvolvimento regional, pois o mesmo contribui para o setor econômico, com o exercício da profissão estes requisitos básicos são essenciais para o crescimento pessoal e principalmente para o país.
Alguns dos princípios norteadores do engenheiro são: garantir a qualidade de vida da população, defender o ecossistema e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades da população.
Proceder com princípios éticos reduz ou impede as chances de um projeto apresentar falhas e acidentes após realizado. Além de assegurar o profissional projetista e a própria profissão, garante que o serviço seja de qualidade e seguro. A ponte Golden Gate, que quer dizer “portão dourado” foi criada na década de 30 e permanece erguida até a atualidade. Esta, é um exemplo de projeto efetivado com excelência, respeitando a ética e as competências profissionais da área, arquitetar e estruturar é uma forma de prevenir problemas.
A construção civil cresce e depreende o desenvolvimento econômico proporcionando a geração de empregos, mudanças na economia, e favorece o desenvolvimento regional. Com isso, o amplo âmbito de negócios mantém-se propício para a construção civil, pois além de proporcionar serviço a sociedade, colabora para a regionalização, mantendo a estrutura e a infraestrutura do recinto.
A área da construção civil tem ganhado destaque mediante isso, tem-se aumentado o número de profissionais capacitados, especializados e compromissados com o exercício da profissão. Conseguinte, a fim de evitar possíveis atos antiéticos deve-se motivar os engenheiros a terem uma conduta ética, evitar atos enganosos, executar serviços apenas em sua competência e principalmente, agir de forma confiável com cada empregador ou cliente.
Portanto, a ética e a regionalização é a combinação perfeita para o crescimento favorável no ramo da construção civil. O engenheiro civil é o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos entre outras obras de construção civil. Escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da
...