O Plano de Pesqusia
Por: Samyr Queiroz • 5/6/2020 • Relatório de pesquisa • 928 Palavras (4 Páginas) • 114 Visualizações
PARTE II
- PLANO DE PESQUISA E FLUXOGRAMA
O presente plano visa à elaboração de um programa de pesquisa para a substância
Quartzito em uma área que abrange uma superfície de 100ha.
- Objetivos
Os trabalhos foram programados segundos métodos técnicos, atentando-se para o lado da eficácia e economicidade. Os serviços terão como objetivos principais:
- Identificar e selecionar as áreas de ocorrência de quartzito;
- Avaliar o minério existente na área segundo padrões de qualidade e quantidade;
- Coletar dados e informações concretas, a respeito da possibilidade de aproveitamento da jazida e implantação dos serviços.
- Programa de Trabalho
O programa de trabalho para a execução de pesquisa apresenta-se dividido em etapas, descritas segundo uma ordem cronológica, e na maioria dos casos interligadas entre si.
- Serviços de Implantação
Numa etapa anterior aos serviços de campo, deverão ser verificadas as condições de infraestrutura das localidades mais próximas à área de pesquisa, salientando-se para as condições de estradas, hospedagens, alimentação, transporte, locação de equipamentos, comércio, comunicação, rede bancária e outras, a fim de se escolher um centro de apoio logístico com condições satisfatórias. Nesta etapa, também será feito um reconhecimento preliminar da área, para auxiliar na formação da equipe técnica e na programação dos possíveis equipamentos a serem utilizados.
- Levantamento Bibliográfico
Consiste de uma pesquisa bibliográfica para levantamento e aquisição de trabalhos já realizados sobre o tipo de depósito, além dos trabalhos sobre geologia de cunho regional ou local, envolvendo a região de interesse. Serão escolhidos, nesta etapa, mapas topográficos, fotografias aéreas, imagens de satélite IKONOS e ou SPOT 5 m e ou RADASAT (Esc: 1:10.000) e se necessário um maior detalhamento do local, serão feitas ampliações de fotografias e até restituição
estereoscópica. Este material servirá de apoio e base técnica para a execução dos serviços de campo.
- Trabalhos de Topografia
- Fotointerpretação
O Levantamento Topográfico será resultado da restituição aerofotogramétrica em 3D de uma área de aproximadamente de 100 hectares situada nas folhas cartográficas Boquira, SD.23-X-B-V, MI: 1950 e Macaúbas SD.23-X-D-II, IBGE, ambos no datum original: Córrego Alegre, ano de editoração: 1967, escala original 1:100.000, com equidistância de 50 metros entre as curvas de nível.
Para esta restituição será utilizado o vôo na escala 1:60.000 realizado pela USAF em 1965. O apoio para restituição foi o mesmo utilizado na elaboração das folhas cartográficas, com correção de pontos de campo obtidos por GPS Geodésico com alta precisão.
A escala ótima suportada para este tipo de vôo é 1:20.000 com eqüidistância de 10 m, com a correção geométrica por pontos de GPS Geodésico, pode-se aumenta a precisão para 1:10.000 e curvas de nível com eqüidistância de 5 m.
A foto - interpretação será realizada de forma, também, a delimitar os locais com cotas mais elevadas, selecionando desta forma, os pontos mais propícios à ocorrência de afloramentos, utilizando-se de um critério puramente espectral correlacionados com o topográfico. Serão observados os seguintes parâmetros:
...