O Principio de Bernoulli
Por: ericygou17 • 11/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.235 Palavras (5 Páginas) • 1.431 Visualizações
PUC Minas – Unidade Barreiro
Curso de Engenharia de Produção
Belo Horizonte/MG
RELATÓRIO IV
PRINCÍPIO DE BERNOULLI
Belo Horizonte
Março 2017
PUC Minas – Unidade Barreiro
Curso de Engenharia de Produção
RELATÓRIO IV
PRINCÍPIO DE BERNOULLI
Professora Natália
Laboratório de Física Geral II
PUC Barreiro
Belo Horizonte
Março 2017
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.OBJETIVOS 5
3.METODOLOGIA 5
4. RESULTADOS 6
5. ANÁLISE DOS RESULTADOS/CONCLUSÃO 7
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
- INTRODUÇÃO
A hidrodinâmica é o estudo dos fluídos (líquidos e gases) em movimento. Considere um fluido ideal (incompressível - todos os pontos tem sempre a mesma densidade - e não viscoso, ou seja, o atrito interno é nulo) escoando em regime estacionário (a velocidade do fluído em cada ponto é sempre a mesma), no interior de um tubo. Uma das maneiras de analisar a cinemática desse tipo de fluido é através da vazão ou descarga, que consiste no volume de líquido que atravessa uma determinada seção por unidade de tempo. Denotada pela seguinte equação:
[pic 1]
No SI a unidade de vazão é m³/s. Para cálculos de velocidade realiza-se algumas substituições e encontra-se a seguinte equação:
[pic 2]
Outros dois princípios que devem ser analisados no estudo da hidrodinâmica são: “Equação da Continuidade” e a “Equação Bernoulli”.
A Equação da Continuidade parte do príncipio de que se um líquido é incompressível, a vazão tanto em S1 quanto em S2 é constante.
[pic 3]
[pic 4]
Já a Equação de Bernoulli também denominada Equação Fundamental da Hidrodinâmica, obedece uma relação entre a pressão, a velocidade e a altura em pontos de uma linha corrente, de acordo com a seguinte equação:
[pic 5]
Sabendo disso, em nossa quarta aula prática, teremos a oportunidade de utilizar as equações de continuidade e de bernoulli para prever qual seria a velocidade de escoamento de água por um furo em uma garrafa PET. Faremos medidas que nos permitirão medir essa velocidade e assim verificar a validade dos cálculos feitos.
- OBJETIVOS
O objetivo dessa prática é calcular de três formas diferentes, a velocidade de escoamento da água, analisando a compatibilidade entre os resultados, e determinar a vazão de água por um furo em uma garrafa PET, através dos valores de velocidade encontrados.
- METODOLOGIA
- Equipamento: Paquímetro, régua e cronômetro.
- Materiais: Um par de gominhas, uma garrafa pet e um recipiente para coletar a água.
A princípio colocou-se um par de gominhas em um PET. Com objetivo era de calcular a vazão de saída da água pelo furo, quando o nível de água da garrafa estivesse entre as gominhas.Em seguida, enchemos a garrafa, deixamos escorrer o fluido pelo furo e observamos.
Então calculamos a velocidade do escoamento utilizando 2 métodos diferentes:
- 1º Usando a equação de bernoulli
[pic 6]
Com a velocidade inicial igual a zero, e a densidade do líquido sendo constante, substituímos os valores da altura que a água cai e a aceleração da gravidade, e encontramos a velocidade de escoamento da água.
- 2º Utilizando a equação do movimento de projétil.
No qual, medimos a altura que a água cai (∆y) , a partir do furo ate chegar no “chão”. Em seguida, tendo em vista que este movimento vertical da água é um movimento uniformemente acelerado com g= 9,8 m/s deduzimos que, ∆y=v0y.t+(1/2).g.t², e V0y=0 m/s. Substituímos os valores da altura que a água cai e a aceleração da gravidade, e encontramos o tempo de escoamento da água. Em seguida medimos a distancia de alcance da água e encontramos a velocidade de escoamento através da relação: V= d/t .
...