O Projeto Escavação
Por: Carlos Gembmacho • 28/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.680 Palavras (11 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
Autor do Doc.: Carlos Guilherme Gemballa Macho
Título: Serviços de Escavações a Céu Aberto
Tipo do Documento: Projeto de Escavação
Complemento: ORDEM DE SERVIÇO DE HIGIENE SEGURANÇA DO TRABALHO
ART Nº:
Áreas/Setores de Aplicação: Obras de restauração, reforço e alargamento das pontes sobre o rio sangrador e Rio Ibicuí da Armada, Rodovia BR-293/RS.
Páginas: 14
Revisão Anterior: Lançamento
SERVIÇOS DE ESCAVAÇÕES
BASEADO NA NR - 18, DO MINISTÉRIO DO TRABALHO
1. Objetivo
2. Instruções
3. Responsabilidades
1. Objetivo
Orientar todos os trabalhadores quanto à maneira correta e segura para a realização dos serviços de escavações nas Obras do Projeto: Obras de restauração, reforço e alargamento das pontes sobre o rio sangrador e Rio Ibicuí da Armada, Rodovia BR-293/RS.;
2. Instruções
2.1. Na elaboração da Análise Preliminar de Riscos e Impactos Ambientais, antes de ser iniciada uma obra de escavação, devem ser analisadas algumas situações e informações a respeito da existência de galerias, canalizações e cabos elétricos, na área onde serão realizados os trabalhos, e os riscos de impregnação do subsolo por emanações de gases ou produtos nocivos.
2.2. A área de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados solidamente árvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execução do serviço.
- Para toda a escavação superior a 1,25 metros de profundidade:
a. É obrigatória a confecção de rampas, ou bancadas, ou escoramento descontínuo (pontaleteamento) e se necessário outras técnicas de estabilização como retaludamento, atirantamento, paredes protegidas por cortinas de escoramento, grampeamento ou impermeabilização.
b. Deve-se empregar as cortinas de escoramento, com a função de suportar as laterais da
escavação, que podem ser:
∙ Peças horizontais e verticais de madeira ou metal (VER ANEXO 01);
∙ Estacas prancha;
∙ Estacas justapostas executadas lado a lado antes da escavação;
∙ Cortina de concreto armado ancorada executada à medida que a escavação vai sendo executada;
c. Não havendo interferências, as paredes laterais da escavação poderão ser executadas com as paredes em rampas estáveis objetivando melhorar as condições de estabilidade.
O ângulo de inclinação das rampas depende fundamentalmente das condições geotécnicas do solo. Por norma brasileira, para solos coesivos (argilosos), esse ângulo poderá ser menor ou no máximo igual a 60º, e para solos não coesivos (siltes arenosos), esse ângulo será menor ou no máximo igual a 45º.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
NOTA: ângulo de inclinação das escavações.
d. Devem dispor de escadas ou rampas colocadas próximas aos locais de trabalho, a fim de
permitir em caso de emergência, a saída rápida e segura do pessoal.
2.4. Os serviços de escavação, fundação devem ter responsável técnico legalmente habilitado. Deverão ser entregues ao Técnico de Segurança ou responsável da obras, o horário de escavações a serem adotados. Durante todo o processo de escavação, deverá haver um monitoramento pelo responsável técnico pela obra, objetivando observar zonas de instabilização global ou localizada como a formação de trincas nas bordas das escavações.
2.5. Os escoramentos terão que ser inspecionados diariamente pelos responsáveis pela obra, ou seja, o responsável pela atividade e o representante da Contratada, sendo que qualquer irregularidade encontrada deve ser corrigida imediatamente.
2.6. Quando for necessário rebaixar o lençol d'água (freático), os serviços devem ser executados por pessoas ou empresas habilitadas.
2.7. A largura mínima das escavações até 1,25 m de profundidade será no mínimo 0,8 m. Para
profundidades acima de 1,25 m, a largura mínima será de 1,0 m.
2.8. Devem ser evitados trabalhos nos pés dos taludes sem uma avaliação prévia pelo responsável técnico, pelos riscos de instabilidade que possam apresentar.
2.9. Os materiais retirados da escavação deverão ser depositados a uma distância mínima que assegure a segurança dos taludes e se recomenda que esta distância seja superior à metade da profundidade da abertura do piso, evitando desta forma, comprometer a parede do local escavado, como por exemplo, um desmoronamento. Quando em determinadas situações a distância recomendada não for possível, e tiver que ser menor, deverá haver uma avaliação prévia do responsável técnico da obra que deverá ser aprovada pelo gerente de obra ou responsável do referido projeto.
2.10. Cargas ou sobrecargas ocasionais, bem como possíveis vibrações, também devem ser levadas em consideração para determinar a inclinação das paredes do talude, a construção do escoramento e o cálculo dos elementos necessários.
2.11. Quando existir cabo subterrâneo de energia elétrica nas proximidades das escavações, elas só poderão ser iniciadas quando o cabo estiver desligado.
2.12. As escavações devem ter sinalização de advertência (cones, cavaletes, silveirão, placas de
advertência, bandeirolas, pedestal com iluminação e sinalizadores luminosos) cercas
...