TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Análise Ergonômica do Trabalho

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5
  • Curso de Engenharia de Produção
  • Disciplina: Ergonomia
  • Roteiro para Trabalho Final de Ergonomia – turmas Campo Grande e Bonsucesso
  1. Objetivo - realizar um Projeto de Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em local e atividades a serem escolhidos pelo grupo.
  2. Organização dos grupos - Os grupos deverão ser organizados em no máximo 4 alunos.

  3. Avaliação

O trabalho final responderá por 10% da nota final do aluno, tanto na A1 quanto A2, sendo a A3 composta de somente uma prova escrita.

  1. Conteúdo do Trabalho Final de Ergonomia

  1. Parte 1

  • Definição da atividade/trabalho a ser estudado.
  • Detalhamento da atividade e da organização escolhida pelo grupo – histórico da empresa, cenário do mercado
  • Descrição de stakeholders (partes interessadas) e nível de importância.
  • Fase 1 a 3 da AET (em anexo)

  1. Parte 2 – Unir a Parte 1 com os demais pontos abaixo:

  • Fase 4 a 6 da AET (em anexo)
  1. Sugestões de locais/atividades para a realização da AET

A AET exige acesso direto à atividade estudada, com disponibilidade para entrevista ao funcionário, possibilidade para tirar fotos e vídeos. Desta forma, a atividade escolhida deverá possibilitar o acesso aos pontos colocados.

RESPOSTAS[pic 1]

4.        Conteúdo do Trabalho Final de Ergonomia

4.1.        Parte 1

  • Definição da atividade/trabalho a ser estudado.

Caldeiraria

  • Detalhamento da atividade

A caldeiraria geralmente é uma atividade realizada a céu aberto em ambientes diversos ou em grandes galpões. Os postos de trabalho não possuem móveis ou escritórios.

Executar as atividades de caldeiraria também é fazer uso dos equipamentos que permeiam a atividade, como: furadeiras de coluna, guilhotinas, equipamentos de oxicorte (maçaricos e plasma)

  • Detalhamento da organização – histórico da empresa, cenário do mercado

REFIT

Nascemos em 1954 para ajudar o Brasil a escrever sua grande história de sucesso no mercado de petróleo. Nas décadas seguintes investimos, inovamos, crescemos e nos desenvolvemos, sempre superando enormes desafios com muito trabalho, criatividade, dedicação e empreendedorismo.  Nos últimos 15 anos, entretanto, nosso mercado parecia fadado a ser totalmente dominado pela ineficiência estatal, sem possibilidade de concorrência pela iniciativa privada. Não foi fácil. Mas apesar de todas as dificuldades nunca deixamos de acreditar no nosso potencial e sempre encontramos força e motivação para seguir em frente. Assim resistimos e hoje renascemos para o futuro com uma nova marca e uma nova proposta de valor. Somos a Refit, a nova marca da Refinaria de Manguinhos, uma empresa focada na produção eficiente de combustíveis que oferece um produto que realmente faz a diferença: combustível de qualidade pelo preço justo. Nada a mais. Nada a menos.

A partir das mudanças que estão sendo implementadas na área de refino de petróleo e distribuição de derivados no Brasil, finalmente podemos vislumbrar um mercado dinâmico e aberto, em que as regras valerão para todos os players. A Refinaria de Manguinhos percebeu a necessidade de se preparar para esse novo ciclo. Refit é a sua versão para o futuro: mais moderna, mais enxuta, mais ousada e mais eficiente. Uma empresa que faz combustíveis de forma eficiente para um público que sempre busca escolhas inteligentes no dia a dia.

STAKEHOLDERS

[pic 2][pic 3]

STAKEHOLDER[pic 4]

INFLUÊNCIA

NÍVEL DE INTERESSE

J. TANQUES

Fornecer produtos de qualidade, certificados de aprovação corretos e em dia, suprir a necessidade e especificações da empresa.

Alto

CALDEIREIRO

Realizar com segurança todas as tarefas em relação ao trabalho, observar o local de trabalho, mantendo-o limpo e organizado; utilizar os EPI’s e EPC’s corretamente de acordo com suas atividades; manter a higiene pessoal e coletiva do seu posto de trabalho.

Alto

MANGUINHOS

Mão de obra para a empresa, esperam apoio da empresa em questão de auxílio social e mais segurança na questão dos riscos químicos, biológicos, entre outros. Associações de moradores costumam exigir da empresa que dê preferência de contratação aos moradores locais.

Alto

POSTOS IPIRANGA

Exigem qualidade e preço, bem como cumprimento de prazos nas entregas. Podem fazer um grande serviço de marketing, quando satisfeitos com o atendimento, realizando a popular propaganda boa a boca.

Alto

GOVERNO FEDERAL e ESTADUAL

Maior produtividade de combustível para o nosso país, qualidade e aceitação do produto, impostos, visibilidade internacional positiva do país em relação a produção de combustível, fiscalizações de órgãos governamentais, especificações e qualidades dos certificados impostos pela NR’s.

Alto

SINDIPETRO

Fiscaliza se a empresa aplica e respeita as garantias dos direitos e benefícios acordados com esta, são efetivos e completamente concedidos aos caldeireiros e demais funcionários.

Baixo

APOTEOSE

Cria e potencializa a imagem da empresa junto a consumidores e demais stakeholders

Médio

INEA

Estes órgãos podem vetar atividades ou até mesmo instalações da empresa.

Alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (386.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com