O RELATORIO
Por: Taiinara Souza • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
VELOSO ARAGÃO, Franciely; SOARES FERREIRA, Tamires. A situação atual do sistema de transporte brasileiro. Paraná: Campo Mourão, 2009.
Resenhado por: Tainara Souza
O artigo de Franciely Veloso Aragão e Tamires Soares Ferreira estuda uma situação atual da importância do sistema de transporte no Brasil para o crescimento da economia de um país com caráter descritivo e bibliográfico, levando em consideração as dificuldades enfrentadas dos transportes sem o mesmo as mercadorias não se encaminham até seus consumidores não havendo um planejamento do setor de transporte brasileiro podendo gerar uma crise nesse setor.
Talvez isso explique a importância do sistema de transporte no Brasil. O transporte e a movimentação de bens de um lado a outro da rede de logística, não apresentando esse aspecto para as empresas por exemplo que depende de agilidade e rapidez no seu processo de movimentação de matérias tendo hoje, não só no Brasil, uma competitividade enorme da mesma, precisando reduzir as dificuldades visando o comprometimento de disponibilidade do produto no momento e local certo querendo sempre o melhor para seu cliente.
A terceirização corresponde a transferência de um determinado serviço a outra empresa visando diminuir os custos e buscar o desempenho melhor na prestação de serviços e logística, e um meio que está sendo bem utilizado já estimou 13% de redução nos custos das empresas. A falta de infraestrutura na área de transporte brasileiro se torna limitada ao crescimento na economia do Brasil, onde e gasto bilhões em complicações nos transportes.
Segundo a ANTT (2000) o transporte mais utilizado e o modal rodoviário possuindo locais de carga e descarga definidos obtendo um ótimo mobilidade das cargas, mas não esquecendo e um modal, mas suscetível ao roubo de cargas e além de tudo a maioria da parte das estradas estão ruins dificultando muito para o modal onde necessita para uma empresa uma rapidez na entrega de obra prima. O modal ferroviário é eficaz para grandes quantidades e longas distancias, obtendo o melhor custo benéfico dentro do sistema de transporte, mas não e muito utilizado no Brasil. O modal aquaviário e muito utilizado na movimentação de carga que são vendidas ao exterior e são transportadas pelo mesmo. Concordo que é um modal muito importante para a indústria e a logística no Brasil, na cidade de Salvador mesmo chega tanta mercadoria através desse modal que não tem na região ajudando muito na economia do país. O dutoviário chama atenção por não ocasionar poluição e um meio barato, mas mesmo assim não e muito utilizado já o modal aéreo meio que tem urgência de entrega de mercadoria por ser muito rápido o mais indicado também para carga de valores, no Brasil falta empresas especializadas nesse ramo, onde deveria obter muito e um dos modais, mas eficiente no meu ponto de vista.
Portanto com o crescimento do Brasil exageradamente necessita de mais investimentos nos modais, só assim vai haver um desenvolvimento e a economia vai crescer no nosso país.
...