O Técnico em Mecatrônica
Por: everonjr • 21/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.701 Palavras (11 Páginas) • 1.556 Visualizações
[pic 1]
TECNICO EM MECATRONICA
FILTRO RLC
EVERTON
CURITIBA PR
JANEIRO DE 2018
EVERTON
Filtro RLC 200 Khz
Trabalho apresentado ao curso de
Técnico em Mecatronica
EAD-SENAI Curitiba Pr,
Tutor (a): Regina Bojan
CURITIBA PR
JANEIRO DE 2018
Sumario
1. Introdução 4
2. Objetivo Geral 4
3. Objetivo específico 5
4. O comportamento do filtro RLC 5
4.1 Os sinais de um circuito elétrico 5
4.2 Reatância Capacitiva 6
4.3 Reatância indutiva 6
4.4 Tensão de capacitor 6
4.5 Tensão em indutor 7
5. Fator de carga 7
5.1 O fator de carga do circuito por é: 7
5.2 Tabela de calculo 7
6. Cálculos RLC 8
7. Figuras 8
7.1 Reatância capacitiva contra Frequência 8
7.2 Largura de banda de um circuito de ressonância series 12
8. Filtro rejeita faixa 200 KHz 13
8.1 Calculo do Capacitor: 13
8.2 Readequação do Filtro RLC: 13
8.3 Memória de calculo 14
9. Conclusão 15
10. Referência Bibliográfica 15
- Introdução
Em processamento de sinais, um filtro rejeita-faixa ou filtro de rejeição de banda é um filtro que permite a passagem da maioria das frequências inalteradas, porém atenua aquelas que estejam em uma faixa determinada pelo filtro. O princípio de funcionamento é o oposto do filtro passa-faixa. O circuito RLC é um circuito elétrico constituído de um resitor (R), um indutor (L) e um capacitor (C) que conecta em série ou em paralelo. E chamado circuito de segunda ordem visto por qualquer tensão ou corrente.
- Objetivo Geral
Este relatório tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento e o funcionamento do projeto de um filtro RLC Rejeita Faixa.
- Objetivo específico
Calcular e projetar um filtro rejeitar a faixa de 200khz.
- O comportamento do filtro RLC
- Os sinais de um circuito elétrico
O comportamento dos circuitos elétricos e seus elementos passivos (R, L e C) quando submetidos a sinais senoidiais e pode ser analisado pela combinação de mais de um sinal.
Circuito RLC série em CA
[pic 2]
[pic 3]
Nos circuitos de corrente contínua, a resistência elétrica é a única grandeza que expressa o impedimento a passagem da corrente elétrica. Em corrente alternada, existem outros efeitos além do resistivo que influenciam a passagem de corrente no circuito por exemplo, a indutância quando circuito tem bobinas, ou capacitância quando os circuitos contem capacitores. Deste modo, a razão tensão, corrente em circuito de corrente alternada não depende apenas das resistências elétricas do mesmo.
- Reatância Capacitiva
O gerador de funções para produzir uma tensão senoidal ligue-o em serie com R e C. A dependência de XC com W= 2π. f, mantendo constante a amplitude da tensão senoidal na entrada do circuito, varei a freqüência f.
- Reatância indutiva
É oferecida por uma bobina a uma corrente alternada (AC) pode ser dominada da reatância indutiva, tanto da indutância da bobina como da freqüência da corrente alternada
- Tensão de capacitor
Os capacitores são formados por duas superfícies condutoras e por um isolante de tal forma que não há contato entre os dois terminais do capacitor. Estas superfícies, entretanto, ficam próximas uma da outra de forma que cargas elétricas se deslocam para umas das superfícies repelem cargas da outra superfície permitida a circulação de corrente. A resistência entre os dois terminais do capacitor é infinita, porém há circulação de corrente.
...