O TEMPO GEOLOGICO
Por: juliabatistaa • 22/11/2021 • Trabalho acadêmico • 773 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
1. A leitura do “livro das rochas” é complexa em função de sua natureza de registros incompletos, descontínuos, superpostos e repetitivos ao longo da história geológica do planeta. Nesse sentido, comente sobre os dois grandes acontecimentos na história da civilização humana responsáveis por consolidar a Geologia como uma ciência.
Os dois grandes acontecimentos na história da civilização humana responsáveis por consolidar a Geologia como uma ciência foram o Iluminismo e a Revolução Industrial.
O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso. Vale ressaltar que os iluministas não eram ateus, porém, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão. O pensamento iluminista foi importante para o desenvolvimento da ciência e do humanismo – que pregava a centralidade e racionalidade humana. O ser humano abandona o dogma sobrenatural e assume uma postura investigativa sobre os fenômenos naturais, postulando suas teorias a serviço do senso comum na emergente sociedade científica.
No final do Século XVIII, com o começo da grande primeira revolução industrial, houve-se a necessidade de adquirir recursos minerais, tais como o carvão, que era fundamental para o funcionamento das máquinas, e consequentemente para o sucesso desse evento. Foi o período histórico em que se incrementou a demanda por matérias primas e recursos energéticos da Terra (Litosfera).
2. A natureza dogmática, cultural e política das sociedades sustentava o paradigma de que a Terra era o resultado de uma recente criação perfeita em uma escala de tempo geologicamente recente, medida em milhares de anos. Consideram-se as principais e com fundamento histórico o Judaísmo pré-cristão, a Idade Média e a Renascença. Resuma suas principais ideias.
Judaísmo pré-cristão: concebia a Terra como um astro com poucos milhares de anos.
Idade Média e Renascença: dominada pelo paradigma dogmático estabelecido por dinastias de “sábios europeus” que geralmente afirmavam em coerência com as escrituras bíblicas que a “criação do mundo” (da Terra) se deu há cerca de absolutos 6.000 anos. Talvez a mais iconográfica teoria da criação seja o frontispício de Telluris theorica sacra ou a Teoria sagrada da Terra de Thomas Burnet2. Em “Cronologia Bíblica” do Arcebispo Ussher (1581-1656) ficou até então paradigmaticamente posto que a “criação” se deu em um domingo de 23 de outubro de 4004 A.C..Ussher foi citado até fins do século XX em textos bíblicos.
3. Qual o verdadeiro nome de Steno? Em que obra e quais os três princípios publicados na mesma envolvendo a organização das sequências sedimentares?
Seu verdadeiro nome era Nils Stensen. Em seu livro Prodromus de 1669 Steno estabeleceu:
Superposição: sedimentos se depositam em camadas: as mais velhas acumulam-se na base e as mais novas acumulam-se sucessivamente acima.
Horizontalidade original: depósitos sedimentares se acumulam em camadas
...