O TEOREMA DE THÈVENIN
Por: xXJeUXx • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 748 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO BRASIL – UNIBRASIL
JÉSSICA DA SILVA PEREIRA
TEOREMA DE THÈVENIN
CURITIBA
2015
JÉSSICA DA SILVA PEREIRA
TEOREMA DE THÈVENIN
Trabalho apresentado à disciplina de Eletricidade Aplicada, do curso de Engenharia de Produção, da escola de Engenharias do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil.
Orientador: Msc. Mauro José Kummer.
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.2 OBTENÇÃO DO EQUIVALENTE DE THEVENIN
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIA
1 INTRODUÇÃO
O engenheiro francês M. L. Thévenin foi o criador do teorema ao derivar o teorema do circulo.
O teorema de Thévenin diz que qualquer rede de dois terminais contendo fontes de tensão e/ou corrente pode ser representada por um circuito equivalente, consistindo de uma fonte de tensão, de valor igual à tensão de circuito aberto do circuito original, em série, com uma resistência medida entre os terminais do circuito aberto, com as fontes “desligadas”.
Para o cálculo, o ramo que se deseja calcular as grandezas elétricas deve ser considerado como carga, sendo o restante considerado como a rede que sequer o equivalente de Thévenin.
O Teorema de Thévenin diz-nos que o efeito produzido por circuito, linear e resistivo, em dois dos seus terminais é equivalente ao produzido por um circuito, conhecido por equivalente de Thévenin. Este circuito é constituído por uma fonte independente de tensão em série com uma resistência. Embora este conceito se possa estender a outros circuitos lineares, serão apenas considerados circuitos resistivos. Tradicionalmente o equivalente de Thévenin é obtido em duas fases: cálculo da tensão equivalente de Thévenin ou tensão em circuito aberto e cálculo da resistência equivalente. Para a obtenção da resistência equivalente ainda é usual classificar o circuito numa das seguintes três classes: constituído exclusivamente por fontes independentes e resistências, exclusivamente por fontes dependentes e resistências e com os dois tipos de fontes e resistências. Em função da classe a que pertença o circuito usa-se técnicas distintas de obtenção da resistência equivalente.
1.2 OBTENÇÃO DO EQUIVALENTE DE THEVENIN
Para se obter o equivalente de Thévenin de um circuito, considera-se ligado a um circuito de carga desconhecido, como na figura 1. Admitindo que o circuito tem n nós, por aplicação da técnica conhecida por análise nodal obtém-se um sistema de n-1 equações tendo como incógnitas as tensões nodais V1, V2, ..., Vn-1 e a corrente I. Por outro lado a tensão entre A e B, V, é uma combinação linear das tensões nodais ou corresponde diretamente a uma das tensões no caso do nó B ser nó de referência. Resolvendo o sistema de equações em ordem a V tendo como parâmetro a corrente I, obtém-se a equação sendo C1 e C2 constantes.
...