O Tempo de Reação Humana
Por: Giovana Silva • 25/9/2020 • Relatório de pesquisa • 726 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O tempo de reação humano está presente na rotina na maioria das pessoas, sendo o intervalo de tempo entre a geração de um estímulo, seja visual ou audível, e a ação motora a ele, mostrando o nível de controle neuromuscular de um indivíduo.
Essa reação é iniciada no cérebro, no qual há o recebimento de uma mensagem de estímulo, em seguida o órgão envia um comando para os músculos que irão realizar essa reação física.
A medida desse intervalo de tempo varia entre 0,1 e 0,4 segundos. Para chegar a esses valores, uma das formas de calcular-se é através das fórmulas de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado estudadas e desenvolvidas por Galileu (XVII).
(1)
Para o experimento realizado, a régua cairá em queda livre, dessa forma, é possível utilizar suas leis para calcular o tempo de reação da pessoa.
(2)
Nos tópicos seguintes, serão analisados aspectos do experimento através dos dados e metodologias utilizadas
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais
Para este experimento, foi utilizado um eletroímã, fonte, fios e interruptor ligados ao eletroímã. Além disso, é colocado no equipamento um suporte e uma régua graduada em milímetros entre 0 e 300 milímetros com precisão de 1mm e erro de 0,5mm. São utilizados, também, lápis, calculadora e folha de dados que serão utilizados para fazer cálculos acerca do experimento.
2.2 Modelo Metodológico
Os valores serão obtidos da seguinte forma: uma pessoa encostará do cotovelo ao pulso na mesa e deixará seu dedo como uma pinça em baixo da régua alinhado em 0mm -sem encostar nela- em seguida será fechado o circuito, a pessoa deve pegar a régua e anotar em qual posição seu dedo parou. Esse procedimento deve ser feito 50 vezes, no entanto medidas que forem próximas de 0 e 300mm devem ser descartadas, pois não informarão corretamente a reação humana. Para fins de cálculo, como a régua estará caindo, serão utilizados os formulários de queda livre para fornecer o tempo de reação.
2.3 Obtenção dos Dados
Após a repetição de 50 vezes do experimento, foram obtidos 50 posicionamentos que foi pega a régua em milímetros. A Tabela 1 mostra os dados experimentais obtidos sobre a posição.
Tabela 1 – Posições em milímetros obtidas através do experimento.
2.4 Análise dos Resultados
Através dos posicionamentos obtidos, foi utilizado a Equação (2) para calcular o tempo de reação em cada uma das medições, com g= 9785,2 mm/s². Através desses cálculos foram obtidos os seguintes intervalos de tempo:
Tabela 2 – Tempo de reação humana para cada medição do experimento
A partir dessa tabela, é possível observar, em cada uma das medidas, o tempo necessário para que haja uma reação.
...