O Temporizador Eletrônico
Por: paulo natanael • 1/7/2019 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
TEMPORIZADOR[pic 2]
Carlos Alberto Araújo, Sandro José Batista, Isadora Natália de Carvalho,
Pablo; Professora: Natalia Alcântara da Silva; Fundação Presidente Antônio Carlos; Engenharia Elétrica.
Resumo -. Neste trabalho iremos falar sobre o funcionamento do transistor em um circuito de temporizador, iremos definir como funciona e quais são suas vantagens. Um transistor em geral pode ser ajustado para mais ou pra menos seu funcionamento em um circuito. A partir do trabalho ficará um pouco mais claro esse dispositivo eletrônico e seu funcionamento para uma melhor compreensão
Introdução
Trabalho apresentado na disciplina de Analógica I, como pratica realizada em laboratório de eletrônica.
O objetivo é verificar o nível de conhecimento dos alunos.
Foi proposto como tema um temporizador usando um transistor.
Uma breve introdução a cada componente:
RELE - É um interruptor eletromecânico.
A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
RESISTOR de 560Ω / 330Ω - Os resistores são componentes eletrônicos passivos, muito comuns no mundo da eletrônica e a letra R é usada para representá-lo. Os resistores não são polarizados, ou seja, não possuem polo positivo e negativo.
A função do resistor é limitar o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e a essa limitação se dá o nome de resistência, medida em ohms, e ela define qual a facilidade ou dificuldade que os elétrons terão que enfrentar para passar pelo resistor.
Quanto maior o valor da resistência (em ohms) mais difícil será para os elétrons passarem pelo resistor e quanto menor o valor da resistência (em ohms) mais fácil será para os elétrons passarem.
DIODO - Diodo é um dos elementos básicos da eletrônica, ele é o componente semicondutor mais simples existente e base para, é formado pela junção de dois materiais semicondutores que basicamente são isolantes que foram dopados e se tornaram condutores, e é a junção do material que confere ao diodo sua capacidade tão especial de conduzir ou não corrente elétrica.
O diodo é o mais simples dos semicondutores. Ele permite que a corrente flua em uma das direções, mas impede que flua na outra, isso devido à junção dos cristais dopados de silício N (cátodo) e P (ânodo).
LED – E um diodo emissor de luz, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), são usados para a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada.
TRANSISTOR - é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica. São compostos de material semicondutor com pelo menos três terminais para conexão a um circuito externo. Uma tensão ou corrente aplicada a um par de terminais do transistor controla a corrente através de outro par de terminais. Como a potência controlada (saída) pode ser maior que a potência de controle (entrada), um transistor pode amplificar um sinal.
Procedimentos
Componentes utilizados:
• 1 Fonte 5volts (5vcc)
• 2 Push Button
• 1 Transistor BC548
• 1 Relé 5VCC
• 1 Resistor 560 Ohms 1/4W
• 1 Resistor 330 Ohms 1/4W
• 1 Diodo 1N4007 ou 1N4148
• 2 Led 1 Capacitor 2200uF 16V
Foi feita a montagem em protobord com todos os componentes como mostra a figura a baixo:
[pic 3]
Figura 1- Protobord
Funcionamento no protoboard:
Pushi 2 - seta o circuito, ao acionar a chave S2, o capacitor é carregado e manterá a bobina do rele fechada durante sua descarga.
...