O Teorema de Estevin
Por: Veronica Santos • 8/7/2023 • Relatório de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
TEOREMA DE STEVIN
PRESSÃO MANOMÉTRICA
DEYSE
NEYLAMAR VERONICA S. SANTOS
TAINÁ
THAIS
Cuiabá – MT
09/11/2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Pressão Manométrica
A experiencia de Torricelli confirma que a pressão aumenta à medida que a profundidade no interior de um líquido aumenta. De fato, quanto mais profundo for um oceano, por exemplo, maior será a coluna de água, e maior será a pressão.
O que é possível observar é que a diminuição da densidade é acompanhada por uma diminuição na pressão, por isso, há uma relação entre densidade e pressão.
Para encontrar a relação, podemos analisar a coluna de fluido ilustrada na figura a seguir, esta porção pode ser um volume de água em uma jarra.
[pic 2]
A diferença entre a pressão na base (P) e a pressão no topo (P0) dessa porção de líquido, é dada por:
[pic 3]
Sendo g a aceleração da gravidade, d a densidade do líquido e h a altura da coluna de líquido. Este é conhecido como Lei de Stevin, em homenagem ao engenheiro holandês Simon Stevin (1548-1620) que foi um dos pioneiros no estudo da relação entre pressão e profundidade de um líquido.
A Lei de Stevin é utilizada em algumas aplicações como forma de medir pressões desconhecidas. Em alguns instrumentos, os manômetros, a diferença P- P0 é chamado de pressão manométrica. A pressão medida nos pneus de um carro, por exemplo, é a pressão manométrica, que representa a diferença entre a pressão no interior do pneu e a pressão atmosférica.
Na coluna de líquido da figura, a pressão absoluta (P) será:
[pic 4]
O termo P0 representa a pressão atmosférica que atua sobre a coluna de líquido, enquanto o termo dgh representa a pressão exercida pelo próprio fluido sobre sua base. Dois resultados são consequências desta expressão:
- Quanto mais denso for o fluido maior será a pressão exercida por ele;
- Quanto maior a coluna deste fluido, maior será a pressão exercida por ele.
O objetivo do experimento foi verificar de forma experimental a atuação do princípio descrito por Steven para variação da pressão hidrostática, utilizando a água como fluido a ser analisado.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para o experimento foram utilizados um painel hidrostático, dois tampões de silicone, uma seringa descartável de 10ml, um prolongador para seringa, uma haste com fixador e um copo de Becker.
De início foi averiguado se as colunas de líquido estavam na altura de 40 mm. Fixou-se a haste no orifício do tripé e o painel na haste, em seguida foi conectado a escala submersível com seu zero no inicio inferior do tubo da sonda.
...