O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional
Por: tiego.martins • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.535 Palavras (11 Páginas) • 271 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional. O objetivo geral desse trabalho é apresentar o que é ar comprimo e suas características, a história do compressor de ar comprimido, suas características, funcionamento e os tipos de compressores.
O este relatório consiste na abordagem das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado 01 totalizando uma carga horária de 140 horas.
Neste período as atividades exercidas foram acompanhadas e determinadas pelo supervisor profissional liberal engenheiro civil Ricardo Brunet Garcez prestador de serviço, permitindo o desenvolvimento dos trabalhos e a oportunidade de alcançar novos conhecimentos.
O trabalho de campo foi realizado na cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul na concessionária ULSAN HYUNDAI, onde foi possível fazer o acompanhamento da manutenção preventiva de um compressor de ar comprimido.
2 OBJETIVO GERAL
Apresentar uma visão objetiva dos fatos observados e das atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado, seguidas de uma análise crítica e conclusiva.
3.1 Objetivo Especifico
O relatório visa descrever de forma detalhada o que é um compressor de ar comprimido, suas características, e como proceder sua manutenção.
3 REVISÃO BIBBLIOGRÁFICA
Serão expostos conceitos, sustentados por autores que já discutiram o assunto e elaboraram suas teorias. A revisão bibliográfica, tem como base fornecer base para o leitor do trabalho.
3.1 Ar Comprimido
Segundo De Negri (2001) os processos industriais trazem a necessidade de produção de ar comprimido, tornando a aplicação de compressores, indispensável para o funcionamento das máquinas, para ter um ar comprimido de boa qualidade para funcionamento correto dos equipamentos é necessário ter conhecimentos básicos sobre física e propriedades da pneumática.
O ar comprimido que utilizamos geralmente para realização de algum trabalho como impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, desenvolver potência, entre uma série de aplicações é um gás incolor, inodoro, não toxico e não inflamável.
O ar a uma temperatura aproximada de -193ºC se condensa em um liquido azul claro, é basicamente uma mistura de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases (hélio, neônio, entre outros.). (Ver figura 1).
[pic 1]
Figura 1 – Composição do ar Fonte: Back (1983)
Moreira (2006) Entretanto, ar puro e seco só existe depois de tratado, pois atmosférico contem sempre vapor d’ agua, poeira e gases diversos.
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar trabalho proposto como: remoção de impurezas, eliminação de umidade, para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
O ar apresenta também uma baixa viscosidade. A viscosidade mede a facilidade com que um fluido (gás ou líquido) escoa. Se um fluido tem baixa viscosidade implica que ele pode escoar por pequenos orifícios e, portanto a chance de ocorrer vazamentos é muito grande. Assim, vazamentos de ar em linhas pneumáticas são muito comuns.
3.1.1 Vantagens
Volume: O ar a ser comprimido encontre-se em quantidades ilimitadas praticamente em todos os lugares;
Transporte: Facilmente transportável por tubulações;
Armazenagem: Pode ser armazenado em reservatórios;
Temperatura: Garantia de funcionamento seguro, apesar de apresentar variações;
Segurança: Não existe perigo de incêndio;
Limpeza: Não é poluente ao meio ambiente;
Velocidade: Permite alcançar altas velocidades de trabalho.
- Desvantagens
Preparação: Requer uma boa preparação, para a remoção de impurezas e umidade;
Custos: Muito elevado, principalmente se na rede de distribuição e nos equipamentos houver vazamentos.
- Riscos
Ar comprimido atua como fonte de potência para diversos tipos de ferramentas e maquinários, e frequentemente é uma parte importante e bem integrada de muitos processos de produção.
As vantagens do ar comprimido incluem baixos custos de manutenção, baixo peso em relação à potência e a possibilidade de uma carga elevada durante um período de tempo longo sem superaquecimento.
Uma vez que a maioria das aplicações de ar comprimido não está conectada à eletricidade, as pessoas nem sempre levam em conta quais perigos podem estar à espreita. Porém, da mesma forma que normas de segurança devem ser observadas para máquinas e ferramentas elétricas, componentes de ar comprimido também devem ser tratados com respeito para evitar acidentes perigosos.
O ar comprimido armazena grandes quantidades de energia sob alta pressão, o que significa que o uso incorreto pode levar a incidentes sérios no local de trabalho. Por isso, é importante que o pessoal conclua um treinamento de conscientização de riscos e aja em conformidade com as normas de segurança da empresa; por exemplo, nunca apontar uma pistola de ar comprimido para outra pessoa.
Também é importante agir em conformidade com as limitações técnicas relativas à pressão operacional máxima, temperatura, carga, etc., especificadas pelo fabricante para um componente ou ferramenta em especial.
Os cuidados envolvendo o uso de ar comprimido estão se tornando cada vez mais importantes tanto para empresas quanto para governos, e muitos governos atualmente investigam a questão.
- Normas e Leis
Atualmente, dois países, os Estados Unidos e a Suíça, programaram exigências relativas ao sopro diretamente na pele. Os trabalhadores normalmente utilizam pistolas de ar para remover sujeira e poeira durante ou ao final da jornada de trabalho.
Utilizar ar comprimido dessa forma pode forçar a entrada de bolhas de ar na corrente sanguínea e provocar um coágulo. As normas atuais foram implementadas devido a uma série de acidentes fatais desse tipo.
...