O homem que calculava
Por: amanda_lima • 27/9/2015 • Resenha • 563 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
Resenha do livro “ O homem que calculava”
O homem que calculava, narra a história de Beremiz Samir em passagem por Bagdá, onde se encontra diante de vários desafios matemáticos. Sob forma de romance, o livro traz alguns problemas, curiosidade e a história da matemática. O autor um professor de matemática e escritor Julio Cesar de melo, mais conhecido como Malba Tahan,é também um grande estudioso da cultura Islan, faz sempre referencia a essa cultura no livro, nos passando uma impressão real de que tudo aconteceu entre beduínos do deserto, xeques, vizires, magos princesa e sultões.
A história de Beremiz é contada por Hank - tade - Maiá, que primeiramente fica admirado com a habilidade de Beremiz com os números e se aproxima oferecendo carona em seu camelo para Bagdá, e com sua esperteza logo o alerta para os lucros que o conhecimento poderia lhe trazer. Seguindo viagem, Hank e Beremiz encontram no caminho um grupo de irmãos , que discutem partilha de uma herança de camelos. Beremiz com tamanha habilidade faz a divisão de 35 camelos por 3 irmãos, o que causa admiração e gratidão ao grupo. Beremiz então conta a historia de sua vida, um pastor de ovelhas, humilde até conhecer Nhô – Elin ( seu mestre) ignorava os caminhos da matemática. De forma incrível ele aprende desde a história ate áreas mais complexas da matemática usando em seu aprendizado a própria natureza, contando ovelhas, galhos de árvores e pássaros dia após dia, e com instrução do seu mestre foi desenvolvendo habilidade de calcular qualquer montante a partir da observação e da lógica.
A história do livro fala basicamente das proezas matemáticas do homen que calculava e resolve antigos enigmas matemáticos e histórias, como por exemplo o surgimento do Xadrez, as pérolas de Rafá, o “X” da questão entre outras, tem por base os costumes e tradições árabes que marcam os 34 capitulos contidos no livro. A história vai se passando por vários e por varias situações até quando o poeta Iezid pede pra que Beremiz ensine matemática a sua filha uma jovem chamada Telassim que fora amaldiçoada , não seria feliz se não aprendesse matemática até seus 18 anos.
Beremiz se apaixona da garota e ao receber uma proposta de Al-Matacém um califra que propõe Beremiz a resolver 7 problemas e se os resolvesse poderia pedir um prémio, logo então o premio escolhido por Beremiz foi a mão da jovem Telassim que também é apaixonada por ele... Depois se casam vão para Turquia e acabam tendo 3 filhos.
O interessante deste livro, além do romance bem planejado em torno de lendas, costumes árabes e problemas matemáticos, é a ligação que faz entre as ciências e a vida cotidiana. Com explanações simples, Malba Tahan deu vida a um brilhante protagonista que mostra que a matemática apresenta-se interessante, resolvendo e criando problemas matemáticos com uma facilidade que faz com que nós leitores passamos a ver a álgebra como algo menos complexo do que de costume parece ser.
Durante a narrativa, o autor cita grandes nomes da historia da matemática, como Al – Kharismi, Aristoteles, Euclides, Hipatia, Pitágoras e Platão. O livro fala de muitos fatos históricos e mitológicos da matemática, podendo ser utilizado a trazer aos leitores gosto pela matemática. Todos os problemas encontrados são de resolução sem formulas que nos obriga
...