TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do engenheiro de produção

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Com a revolução industrial os processos produtivos se tornaram mais eficazes fazendo com que a produção não seja tomada apenas para subsistência, mas, também, como uma forma de lucrar. Essa busca incessante pelo lucro causou um desgaste nos recursos naturais do planeta terra, nesse contexto que entra o Engenheiro de Produção.

Com amplo conhecimento em administração, economia e engenharia o engenheiro de produção tem por finalidade gerenciar os recursos naturais, humanos e financeiros a fim de integra-los de forma harmoniosa.

Inseridos dentro de industrias de diversos tipos e seguimentos, esses profissionais tem por objetivo criar novos métodos de produção, através de metodologias, a fim de aumentar a produtividade, onde o profissional ultiliza todo o seu conhecimento científico para criar tais metodos, que sempre são iniciados por alguma ambição estritamente comercial, não pensando em beneficio da sociedade.

Ora esses novos métodos podem de alguma forma ser benéfico a sociedade, pois diminuem os impactos ambientais na produção, preservando os recursos naturais para as gerações futuras.

Contudo, como essas pesquisas partem de uma ideologia comercial, tendem a apenas atender aos lucros destas empresas, fazendo com que esses novos métodos sejam utilizados apenas como uma vantagem comercial.

O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia e engenharia, preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Este profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho. Há diversos cursos que permitem ingressar nesta carreira como tecnólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com