TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO ENGENHEIRO NA BATIMETRIA EM PORTOS.

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

PAPEL DO ENGENHEIRO NA BATIMETRIA EM PORTOS.

Primeiro vamos falar sobre a quem cabe este tipo de função, este é um trabalho destinado ao Engenheiro Agrimensor, uma vez que isso já venha de sua formação, mas de acordo com a resolução nº218, de 1973, e o anexo II da resolução nº1010, de 2005, o Engenheiro Civil também  está habilitado a desenvolver tal função, porem esta lei recebeu uma alteração em julho de 2007, essa alteração determina que o engenheiro civil esta sim habilitado a desenvolver esta função desde que comprovada em sua formação profissional um conhecimento em levantamentos hidrográficos e uma atualização constante sobre novas tecnologias e equipamentos.

O papel do engenheiro no levantamento batimétrico, é supervisão orientação técnica, estudo planejamento e projeto, estudo da viabilidade técnica-econômica, mensuração e execução da obra. Mas especificamente em portos o engenheiro é responsável pelo levantamento batimétrico, para que possa ver profundidade e largura do canal e se necessário cálculo de cortes para que através da dragagem possam deixar o canal dentro dos parâmetros para que o calado das embarcações possa acessar os terminais portuários em segurança. Este é um trabalho que demanda meses de pesquisas e cálculos para que através de inúmeros levantamentos e pesquisas sobre variações de mares, correntes marítimas e assim calcular uma média de profundidade, uma vez que está superfície submersa está sujeita a alterações provenientes das mares. Causando assim o assoreamento. Também é responsabilidade do engenheiro a elaboração de uma carta geográfica para que as embarcações possam ser guiadas com segurança através do canal até o terminal de cargas. Os equipamentos mais utilizados em levantamentos batimétricos nos portos brasileiros é o Ecobatimetro monofeixe, que apesar de o mesmo não atender a legislação em vigor ainda é o mais utilizado, e também equipamentos de localização guiados por satélites, mais precisamente o RTK (REAL TIME KINEMATIC) que significa posicionamento em tempo real.

Referencias: http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=38731&idTiposEmentas=&Numero=&AnoIni=&AnoFim=&PalavraChave=&buscarem=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com