OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ATIVIDADE DE CABOTAGEM NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DO POTENCIAL DE CABOTAGEM VOLTADO A INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS E SEUS RESPECTIVOS GARGALOS ATRAVES DE COMPONENTES LOGISTICOS OPERACIONAIS
Por: isabelle2022 • 17/5/2021 • Artigo • 735 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Isabelle Cristina Clarimundo 5802851
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ATIVIDADE DE CABOTAGEM NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DO POTENCIAL DE CABOTAGEM VOLTADO A INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS E SEUS RESPECTIVOS GARGALOS ATRAVES DE COMPONENTES LOGISTICOS OPERACIONAIS.
A intermodalidade pode ser definida como a integração dos modais, ou seja, a forma de interligação seja ela rodoviária, ferroviária, aquaviaria, dutoviaria, dentre outras. Visando sempre essas combinações para obter vantagens econômicas, e assim fornecendo um custo total mais baixo, de forma com os modais integrados. Esses meios também facilitam a transferência das cargas, reduzem também o tempo de entrega, afinal utilizam mais modais.
O Modelo de cabotagem, já era antigamente um modal muito utilizado, pois com a chegada dos portugueses e a colonização, era utilizado como a única forma de interligar os portos para suas atividades econômicas. Porem, com o passar dos anos, o modal cabotagem não fora mais utilizado conforme seu potencial de expansão no território brasileiro.
A classificação dos processos logísticos pode ser dividida: Operacionais e Estratégicos; Os operacionais são os mais ligados as organizações, sendo assim necessária sua analise para as estratégias logísticas; Os estratégicos são considerados componentes de desempenho, custo e nível de serviço, bem como os indicadores que são gerados através dos dados são os mais observados pelos fornecedores e clientes.
Temos como componentes operacionais:
- Instalações: é um dos locais onde são transportados os estoques, bem como onde ele pode ser transformado em outro estado (fabricação), e ser armazenado ou despachado. O tamanho, quantidade, relacionamento geográfico, dentre demais, tem influencia sobre capacidade e custo do serviço.
- Estoques: São acúmulos de recursos materiais entre as etapas de transformação, podemos dividir em quatro tipos básicos de estoque: estoques de matérias primas e suprimentos, estoques em excesso, estoque de produto acabado e estoque de matérias para manutenção;
São inúmeros componentes inexistentes, devido as incertezas da demanda, porem é importante entender a importância do estoque, para que haja o dimensionamento correto e eficaz.
Assim, as políticas de estoque necessitam ser formuladas abordando: o quanto pedir, quando pedir,quanto manter os estoques de segurança, e onde localizar. bem como com a previsibilidade da demanda, exigência dos consumidores finais, prazo de entrega e disponibilidade do produto.
- Transporte: é através dele que o produto é deslocado de um local para outro, na rede cadeia de suprimentos; existe uma variável de vantagens e desvantagens em relação ao volume, infraestrutura, canais logísticos, confiabilidade de entregas, e custos de movimentação. Três fatores são importantes para mensuração do desempenho dos transportes: custo, velocidade e consistência.
- Informações: serve como mecanismo de conexão coma empresa e cadeia de suprimentos, tendo assim maximização da lucratividade total.
Algumas limitações que o sistema hidroviário sofre são espaço hidroviário, necessidade de hidrovias, e ao estabelecimento de portos. A cabotagem visando o sistema aquaviário (proximidade de rios e mares) facilita a locomoção e também a utilização de outros meios, pois esse sistema é de baixo custo, maior capacidade e baixo consumo de combustíveis, sendo assim possui uma redução de custo total logístico ao ser interligado aos outros meios de transporte.
...