OS EXERCÍCIOS RESOLVIDO DO ENADE 2014
Por: CRISCAR2017 • 30/5/2021 • Relatório de pesquisa • 631 Palavras (3 Páginas) • 824 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS
Carlos Henrique Ribeiro de Bastos
EXERCÍCIOS RESOLVIDO DO ENADE 2014
Barra Mansa
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS
QUESTÃO 32 DO ENADE 2014
QUESTÃO QUE FALA SOBRE CILINDRO HIDRÁULICO
UM AMORTECEDOR VISCOSO É UM ELEMENTO DE MÁQUINA CUJA CONSTRUÇÃO APRESENTA UM CILINDRO NO INTERIOR DO QUAL UM ÊMBOLO CONTENDO FUROS AXIAIS DESLOCA-SE POR AÇÃO DE UMA FORÇA, TRANSMITIDA ATRAVÉS DE UMA HASTE A ELE ACOPLADA, IGUAL A FORÇA DO AMORTECIMENTO VISCOSO. OS FUROS TEM ÁREA DE SEÇÃO TRANSVERSAL DEVIDAMENTE PROJETADAS PARA ATENDER A UMA DADA APLICAÇÃO. A FORÇA DO AMORTECIMENTO VISCOSO (F a) É DADA PELA EXPRESSÃO ( F a = C.V ) ONDE “C” É O COEFICIENTE DE AMORTECIMENTO E “V” É A VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DO ÊMBOLO DO CILINDRO.
SUPONHA QUE A VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DO ÊMBOLO TORNOU-SE INSUFICIENTE. PRETENDE-SE TRIPLICAR (AUMENTAR) A VELOCIDADE DO ÊMBOLO SEM ALTERAR O DIÃMETRO INTERNO DO CILINDRO, O COMPRIMENTO DO CILINDRO E O TIPO DE FLUÍDO VISCOSO.
NA SITUAÇÃO DESCRITA, A SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA Á ALTERAÇÃO DO PROJETO DO AMORTECEDOR VISCOSO SERÁ:
- REDUZIR O DIÃMETRO DA HASTE DO ÊMBOLO.
- AUMENTAR O DIÃMETRO DA HASTE DO ÊMBOLO
- REDUZIR A ÁREA TOTAL DE PASSAGEM DO FLUÍDO VISCOSO NO ÊMBOLO
- AUMENTAR A ÁREA TOTAL DE PASSAGEM DO FLUÍDO VISCOSO NO ÊMBOLO.
- REDUZIR A ESPESSURA DO ÊMBOLO E AUMENTAR O DIÃMETRO DA HASTE DO ÊMBOLO.
CARACTERÍSTICAS DE UM CILINDRO
[pic 1]
ESTE CILINDRO AO SER PRESSURIZADO COM O FLUÍDO VISCOSO A HASTE SE DESLOCA PARA CIMA E SOMENTE RETORNA CASO UM PESO MAIOR FOR EFETUADO DE FORMA CONTRÁRIA OU SE FOR RETIRADA A PRESSÃO DO FLUÍDO NO CILINDRO FAZENDO COM QUE O MESMO RETORNE POR GRAVIDADE. (POSIÇÃO VERTICAL, FUNCIONA BEM)
[pic 2]
O MESMO CILINDRO NA POSIÇÃO HORIZONTAL NÃO TERÁ A MESMA EFICIÊNCIA, POIS COMO NÃO TEMOS O PESO DA GRAVIDADE TALVEZ O MESMO NÃO RETORNE, POR ISSO É NECESSÁRIO TER UMA AÇÃO DE UMA MOLA ONDE O MESMO IRÁ RETORNAR ATRAVÉS DA AÇÃO DESTA, CONFORME VEMOS NA FIGURA ABAIXO:
[pic 3]
ESTA SITUAÇÃO É BEM EFICIENTE PORÉM TEMOS UM COMPLICATIVO QUE SERÁ A DIMINUÇÃO DO CURSO DA HASTE DO CILINDRO DEVIDO AO CORPO DA MOLA, FICAR COMPRIMIDA, EM SEU INTERIOR. EM ALGUNS CASOS PODEMOS TAMBÉM UTILIZAR A MOLA PELO LADO EXTERNO PORÉM O COMPLICATIVO DE DIMINUIÇÃO DO AVANÇO DA HASTE PERMANECE.
...