OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS
Por: marcoriera • 24/2/2016 • Dissertação • 292 Palavras (2 Páginas) • 772 Visualizações
Se pensarmos em termos éticos não. Os fins não justifiquem os meios, fazer algo que possa ser imoral, inadequado ou até mesmo ilegal e algo que todos prezam e defende o caráter acima de tudo, essa e a filosofia de vida da maioria das pessoas. Mas na realidade é uma prática muito comum principalmente na política e nos negócios. A necessidade do ser humano de obter o sucesso, a conquista, o poder e principalmente o dinheiro leva a atos que ultrapassam os limites morais, muitos estão dispostos a sacrificar a ética para atingir esses objetivos.
Em nosso dia a dia cometemos pequenos atos que não julgamos relevantes, muito pelo contrário comentamos com se fossemos a melhor decisão, um exemplo e quando damos um dinheiro, aquele famoso cafezinho para que o lacrador do DETRAN passe nosso carro na frente. Fomos criados neste sistema corrupto onde o sistema cria a dificuldade para vender a facilidade expressão esta comum de ouvir no dia a dia.
Falando de política nem precisa mencionar que grande parte está disposta a deixar a ética de lado para se beneficiar ou beneficiar sua família levando a pensar se ética realmente existe neste meio. Na sociedade parece que cada cidadão tem suas normas o que é ético para uma pessoa não necessariamente e para outra, cada um estabelece suas normas e regras.
No universo empresarial esse assunto torna-se muito mais complexo no meu ponto de vista, nas relações comerciais é comum haver acordos, parece que todos estão desesperados para ganhar, o vendedor promete o que pode e o que não pode para vender e o comprador paga mais caro se for ter um beneficio naquela aquisição.
A conclusão que chego é que está cada um por si, cada indivíduo cuida dos seus interesses e objetivos.
...