Os Recursos Computacionais Que Auxiliam Os Profissionais Da Construção Civil.
Monografias: Os Recursos Computacionais Que Auxiliam Os Profissionais Da Construção Civil.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ATSALGADO • 22/1/2014 • 785 Palavras (4 Páginas) • 1.751 Visualizações
A construção civil caracteriza – se pelas mudanças, nos últimos anos as empresas que atuam na área de construção de edifícios estão sempre em busca de caminhos para se tornarem competitivas. A racionalização dos métodos, processos e sistemas construtivos, juntamente com o objetivo principal de diminuição dos custos, garantia de atendimento dos prazos de execução e incremento da qualidade dos edifícios BARROS (1996), vem promovendo descobertas e novas tecnologias.
Um dos principais objetivos na execução de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto é a obtenção de qualidade com produtividade, que pode ser aumentada reduzindo-se o número de operações necessárias e, também, simplificando estas operações.
Hoje considera-se que o subsistema piso tenha uma reduzida participação no custo global da obra. Entretanto, acredita-se que o seu custo real seja sensivelmente superior ao estimado nos orçamentos, pois se trata de uma atividade que não é programada e nem mesmo controlada no conjunto dos serviços, possibilitando desperdícios das mais diversas naturezas.
Contudo, o objetivo de racionalizar e reduzir perdas, podem ser atingidos com a coordenação dos projetos, entre si e com o sistema construtivo e, principalmente, adotando soluções que permitam a racionalização de todas as etapas envolvidas no processo executivo.
O desperdício na construção civil não é somente medido pelos entulhos gerados. Há de se computar as perdas geradas por consumos extras de materiais, advindos da má qualidade executiva, isto sem considerar os aspectos não materiais como tempo e mão de obra. O desperdício começa com o processo construtivo. A reciclagem é a maneira de aproveitar o que já foi perdido PEDRINI (1996). Dentre as várias melhorias de processo que podem conduzir à redução do desperdício, o mesmo autor cita a laje zero. “A regularização nada mais é do que uma correção de falhas no processo de execução da estrutura” PEDRINI (1996).
Mas para garantir o sucesso destas soluções, faz-se necessário, um total acompanhamento e fiscalização na execução delas, para que não haja depreciação das novas tecnologias no mercado da construção, onde por não deterem total eficiência na execução no principio, pois o resultado ainda é um teste, o que normalmente acontece para posterior aperfeiçoamento.
O artigo tem como objetivo mostrar que há a possibilidade da laje nível zero, como uma nova tecnologia, eliminar o uso de contrapiso em pisos de edifícios residenciais. Foi realizada uma revisão bibliográfica e uma comparação entre obras, visando-se obter uma descrição e viabilidade do tema em estudo. Fez-se um levantamento documental e bibliográfico das informações disponíveis através de artigos, dissertações, teses, uma busca nas bases de dados eletrônicas, on-line, e dados coletados em 02 obras da cidade de Salvador - Ba, para realização de um estudo de caso comparativo, buscando informações pertinentes ao estudo.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As estruturas de concreto
Elemento de maior pesquisa e evolução na história da construção, o concreto tem a tecnologia bastante avançada comparado a qualquer outro material utilizado, porém entre o seu grau de evolução e a forma com a qual vem sendo utilizado nas obras,
...