PESQUISAS: Automatização e Manufatura no Brasil
Por: estevaocasanova • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.721 Palavras (15 Páginas) • 324 Visualizações
ESTEVÃO PEREIRA DA SILVA RA: 4247835003
GUSTAVO HENRIQUE MELLO RA: 3776740577
VINICIUS FERREIRA DOS SANTOS RA: 4210803578
PESQUISAS: Automatização e Manufatura no Brasil
[pic 2]
São Paulo
2016
ESTEVÃO PEREIRA DA SILVA RA: 4247835003
GUSTAVO HENRIQUE MELLO RA: 3776740577
VINICIUS FERREIRA DOS SANTOS RA: 4210803578
PESQUISAS: Automatização e Manufatura no Brasil
Trabalho apresentada à disciplina Manufatura Integrada por Computador do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera Campus – Campo Limpo, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do primeiro bimestre.
Orientador: Prof. Izael S. Campos.
[pic 3]
São Paulo
2016
ESTEVÃO PEREIRA DA SILVA RA: 4247835003
GUSTAVO HENRIQUE MELLO RA: 3776740577
VINICIUS FERREIRA DOS SANTOS RA: 4210803578
PESQUISAS: Automatização e Manufatura no Brasil
Este trabalho foi apresentado para obtenção da nota parcial do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Anhanguera – CL, obtendo a nota (média) de _____, constituída pelo professor orientador abaixo.
_________________________________________________
Nome do Professor Orientador
Orientador: Izael S. Campos
São Paulo, ____de_____________de___ .
Ao escolher com sabedoria viver sua vida com otimismo, seu coração sorri, seus olhos brilham e a humanidade agradece por você existir.
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”
Fernando Pessoa
Silva, Mello e Santos. Estevão, Gustavo e Vinicius. PESQUISAS: Automatização e Manufatura no Brasil. Pesquisa para nota parcial do curso – Manufatura Integrada por Computador (Engenharia Mecânica). Anhanguera Educacional – CL – São Paulo, 2016.
RESUMO
Este trabalho mostra uma visão geral sobre automação industrial, apresentando algumas motivações para o uso de sistemas automatizados e conceitos, evolução e fundamentações do uso da instrumentação e das redes industriais automatizadas no Brasil, descrevendo sucintamente a situação atual do mercado da manufatura em nosso país.
Palavras Chaves: automação industrial, automação no Brasil,
Manufatura.
Abstract
This work shows an overview of industrial automation, with some motivations for the use of automated systems and concepts, evolution and justification of the use of instrumentation and automated industrial networks in Brazil, briefly describing the current situation of the manufacturing market in our country.
Key words: industrial automation, automation in Brazil,
Manufacturing.
1 INTRODUÇÃO 07
2 A IMPLANTAÇÃO DA AUTOMATIZAÇÃO NO BRASIL 08
3 PRIMEIRAS EMPRESAS A INICIAREM PROCESSOS AUTOMATIZADOS 10
4 O QUE LEVOU ESSAS EMPRESAS A REALIZAR ESSAS MUDANÇAS
5 QUAL A IMPORTÂNCIA DESSAS MUDANÇAS NO CENÁRIO ECONÔMICO DO PAÍS. (NA ÉPOCA) 14
6 COMO ESSAS MUDANÇAS AFETARAM A VIDA DAS PESSOAS.
7 QUAL O CENÁRIO HOJE DAS EMPRESAS DE MANUFATURA 16
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS - CÁLCULOS
1 INTRODUÇÃO
Tanto no meio industrial quanto armamentista, rural ou alimentício. Grande parte das evoluções, se não todas elas, se deu a necessidade do homem de maximizar resultados, cumprir prazos apertados, ou realizar demandas que apenas o trabalho humano não realizaria sozinho. O mesmo instinto primitivo de sobrevivência que fez com que o primeiro Neandertal ergue-se uma lança, frente a uma presa que não poderia derrotar apenas com as mãos nuas, é o mesmo instinto, amenizado pela civilidade, que nos impele a sempre encontrar opções e saídas mais cômodas, rápidas e fáceis. Nesse meio, a automatização é apenas mais uma ferramenta. Conveniente para sobrepor desafios que não poderíamos vencer sozinhos.
A automação surgiu como o caminho para a redução da participação da “mão humana” sobre os processos industriais. Frente a essa ideia podemos dizer que a criação do moinho hidráulico para fornecimento de farinho no século X foi um divisor de aguas. O moinho hidráulico foi uma das primeiras criações humanas com o objetivo de automatizar o trabalho, ainda que de forma arcaica. Essa criação, foi sem dúvida o pontapé inicial que mais tarde, geraria a criação da automação como a conhecemos hoje.
A produção do moinho hidráulico em larga escala pela Europa Ocidental se destacou por um volume de produção de alimentos nunca antes visto. Ainda na época um único moinho era capaz de substituir o trabalho de dez a vinte homens. Desde então o homem tem direcionado seu conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que desprezem suas atividades braçais. Nessa longa historia de constantes evoluções, um descendente direto do moinho hidráulico, certamente seria a maquina a vapor. A necessidade crescente de produzir cada vez mais e melhor culminou na Revolução Industrial, ocorrida a partir da segunda metade do século XVIII. Em 1946 o conceito de automação, mais semelhante ao que temos hoje, foi instituído nos Estados Unidos, nas fábricas automotivas. Atualmente, o termo significa qualquer sistema que utilize computação e que substitua o trabalho humano com o intuito de aumentar a velocidade e a qualidade dos processos produtivos, a segurança dos funcionários, além de obter maior controle, planejamento e flexibilidade da produção.
...