PROCESSO DE SOLDAGEM
Por: ayrtonmr • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
Campus Pirituba - SP
PROCESSOS DE SOLDAGEM
[pic 1]
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA - 8ª SEMESTRE.
DISCIPLINA: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II
PROFESSOR: CARLOS MATHEUS.
THIAGO ALVES RODRIGUEZ | 1299879791 |
WESLEY DANILO CARVALHO SILVA | 4249858984 |
ANDRÉ RODRIGO PEREIRA | 4473914702 |
AYRTON MOURA RODRIGUES DA SILVA | 4997022558 |
SÃO PAULO
2015
PROCESSO DE SOLDAGEM SMAW COM ELETRODO REVESTIDO
É a soldagem a arco mais simples, com investimento em equipamentos relativamente baixo
Os eletrodos são encontrados facilmente
O controle da composição química do revestimento oferece uma grande variedade de consumíveis.
Pode ser utilizado em todas posições de solda possíveis.
É muito utilizado na soldagem com:
Aço de baixo carbono;
Aço de baixa, média e alta liga;
Aço inoxidável;
Ferro Fundido;
Alumínio;
Cobre;
Níquel.
É indicado para metal de base com espessura entre 3,0 e 40,0mm e em áreas de acesso limitado. Se a espessura for menor que 2,0mm, o material será perfurado pelo calor do arco antes da formação da poça de fusão.
Não solda metais com baixo ponto de fusão, ex: estanho, zinco, chumbo e suas ligas, pois a intensidade de calor do arco é muito alta.
Não é adequado para metais refratários ou muito reativos, ex: titânio, zircônio, molibdênio, nióbio e tântalo, pois os elementos fornecidos pelo revestimento não evitam a contaminação do oxigênio na solda.
É um processo manual que exige um bom nível de habilidade do soldador, que é responsável pela abertura e fechamento do arco elétrico, pela troca do eletrodo e pela execução dos avanços e mergulhos do arco;
Uma junta soldada deve preservar suas propriedades mecânicas, sua microestrutura e sua composição química. O tipo de solda SMAW pode apresentar as seguintes descontinuidades.
POROSIDADE: que pode ser evitada com uma boa amperagem, um comprimento de arco adequado e eletrodos secos.
INCLUSÃO DE ESCÓRIA: pode ser evitada com a perícia do soldador.
FUSÃO INCOMPLETA: evitável com uma preparação adequada da superfície a ser soldada, mantendo-a limpa e homogênea.
PENETRAÇÃO INCOMPLETA: evitável com deposição de um cordão adicional
TRINCAS: causadas pela presença de hidrogênio no metal de solta (pode ser evitado com eletrodos secos e limpeza da peça) e tensões residuais (evitado com o pré e o pós aquecimento do metal de base).
GMAW
A Sigla GMAW é internacional e significa “GAS METAL ARC WELDING”, ou seja, Soldagem a Arco Elétrico com Proteção Gasosa e Eletrodo Metálico.
MIG – MAG: “Metal InertGas” e “Metal Active Gas”, como ficaram conhecidos os processos antes de receberem uma sigla internacional.
MIG – Processo cuja proteção é feita através de gases inertes, mais utilizados em materiais não ferrosos, ex.: Alumínio e suas ligas, Cobre, Níquel, entre outros.
MAG – Processo no qual a proteção é feita através de gases ativos e mais usual em materiais ferrosos, entre eles: Aços ao Carbono, Aços Baixa Liga, entre outros.
Hoje, com as misturas dos gases Ativos e Inertes, fica difícil diferenciar os processos MIG – MAG.
Principais Gases Utilizados na Soldagem:
- Gases Inativos (Inertes): Argônio e Hélio.
- Gases Ativos Oxidantes: Oxigênio, Dióxido de Carbono.
- Gases Ativos Redutores: Hidrogênio.
- Gases Ativos Parcialmente Reativos: Nitrogênio.
Processo considerado de fácil soldagem
Por sua característica de “Auto Ajuste” do arco, pois permite uma soldagem com uma grande variedade de parâmetros e técnicas de soldagem, devido seus diferentes tipos de Transferência Metálica.
Tipos de Transferência Metálica no Processo GMAW
Temos 3 tipos básicos existentes
- Transferência pro Curto – Circuito: Pequenas Gotas de tamanho próximo ao diâmetro do arame, baixa corrente e baixa tensão.
- Transferência Spray: Grande quantidade de gotas com dimensões menores que o diâmetro do arame, alta corrente e alta tensão de arco com o diâmetro do arame.
- Transferência Globular: Com Gotas maiores que o diâmetro do arame e elevado nível de respingos, opera com tensões e correntes intermediarias as transferências por Spray e Curto – Circuito.
GTAW OU TIG
O processo de soldagem GTAW mais conhecida como TIG, é um processo de alta qualidade, desenvolvida para atender a uma indústria bem exigente, como a aeroespacial.
O princípio deste processo de soldagem a arco elétrico é estabelecido pela corrente que atravessa o gás ionizado entre a ponta e a peça. O calor gerado funde o metal base e forma-se uma poça de fusão. Neste processo não há formação de escória, é uma solda que se mostra limpa.
Trata-se de um processo que utiliza gás inerte e um eletrodo de tungstênio não consumível, formando uma poça de fusão bem controlada o que o torna especialmente adequado para soldar materiais especiais, principalmente os não ferrosos.
Pode ser utilizado para soldar vários tipos de metais, como a maioria dos aços, os aços inoxidáveis, ligas de níquel, titânio, alumínio, magnésio, cobre, bronze, ouro e metais dissimilares.
É especialmente indicado para a soldagem de espessuras finas, para soldas em chapas com menos de 10mm e para soldagem que tenham nas proximidades elementos sensíveis ao calor.
A soldagem manual é uma das que requer maior treinamento e habilidade, já nos processos automatizados não existe a necessidade de um soldador, e sim um operador que conheça o processo.
...