Planejamento programação e controle da produção
Por: PauloNaves • 30/8/2016 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Planejamento Agregado
MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. 2. ed. rev.,aum. e atual. São Paulo: Saraiva, 2005. 328-332 p.
O planejamento agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada, no médio prazo, com um horizonte em torno de 5 a 18 meses, aproximadamente, garantindo que os recursos estejam disponíveis para a produção em quantidades adequadas e nos momentos adequados.
A empresa define uma estratégia de operações adequando os recursos necessários ao atendimento da demanda, podendo optar também por uma estratégia de operações mistas, atuando tanto nos recursos quanto na demanda.
O planejamento agregado visa harmonizar situações indesejáveis, onde a falta de recursos ou o excesso deles podem acarretar um maior gasto pela empresa, e obtendo o perfil da demanda fica mais fácil achar alternativas de menor custo para a empresa.
Com o plano agregado já definido deve-se elaborar o programa mestre de produção que tem como finalidade definir o que a empresa planeja produzir, expresso em configuração, quantidades e datas específicas, de forma a atender a demanda identificada e compatível com a capacidade produtiva da empresa. O MPS normalmente cobre de 6 a 12 meses de produção, em base semanal.
Pode-se atuar nas ofertas de recursos, na demanda ou em ambas, a fim de se obter uma harmonia nas estratégias de atuação. A empresa geralmente atua na gestão dos seguintes recursos:
- Admissão/demissão, dependendo das necessidades de mão-de-obra;
- Horas extras, compensando as necessidades decorrentes do aumento da demanda, passando a trabalhar em horas extras as áreas produtivas da empresa, porém, os custos são bem maiores do que os trabalhos em horários normais;
- Subcontratações, onde terceiros são contratados para a fabricação das unidades, gerando, entretanto, custos altos, pois a empresa subcontratada exige-se certo lucro para a prestação de serviço.
- Estoques, apesar de elevar os custos é a prática mais usada, onde consiste com que os estoques absorvam as diferenças decorrentes da variação da demanda.
A empresa atua normalmente no mercado com algumas estratégias que são elas:
- Preço de venda: Onde se aumenta o preço da venda com a queda da demanda, ou quando os recursos foram insuficientes para a produção. Diminui-se o preço de venda com o aumento da demanda ou com sobra de recursos produtivos.
- Promoção: Acontece quando há excesso de recursos, gerando assim um aumento da demanda, podendo ser utilizados os recursos que estão em excesso.
- Atraso na entrega: Corre-se um sério risco em desagradar os clientes e possíveis perdas deles, mas pode ser utilizada quando há falta de recursos disponíveis para executar a produção.
Podemos chamar de estratégia mista a atuação tanto da demanda quanto na oferta dos recursos produtivos, procurando-se uma combinação dos dois casos anteriores, visando o menor custo possível, atendendo sempre os clientes.
...