Portfólio Comandos Numéricos
Por: Pedro Vitor • 23/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
mecatronica industrial
pedro vitor de lima - 245602015
título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
...............................................................................................................................
Cidade
Ano de entrega
nome do(s) ALUNOS(s) em ordem alfabética
título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Guarulhos
2017
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Introdução
Comando numerico computadorizado, geralmente conhecido pela sigla CNC do ingles (Computer Numeric Control), é um controle de maquinas programaveis por computadores, usado principalmente em centro de usinagens, tornos e processo da industria, Permitindo o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico, O CNC é uma evolução do NC, ele substituiu o controle por hardware por controle por software permitindo assim um amplo ganho na produtividade, pois assim as maquinas poderiam atuar automaticamente recebendo informações e enviando sinais a maquina ferramenta, sem a obrigação de uma constante supervisão de um operador.
A inclusão do CNC na industria transformou drasticamente os processos industriais, perfis de extrema dificuldade são facilmente usinados, estruturas 3D se tornam praticas de se produzir. O CNC tambem diminuiu o numero de erros causados pelo homem (aumentando assim a qualidade dos produtos, diminuindo o desperdicio e o retrabalho), acelerou as linhas de montagens e as tornou flexiveis, pois a empresa pode se adequar para produzir outros produtos na mesma linha de montagem, em um curto espaço de tempo se comparado a outros processos da produção.
- Historia
As maquinas pioneiras no ramo NC foram construidas na decada de 50 e funcionavam atraves de cartões perfurados. Este conceito prova que diminuiria relativamente os custos da industria.
Por volta de 1955 e 1957, a Força Aérea Norte-Americana aplicou em suas oficinas máquinas C.N., das quais as idéias foram expostas pela "Parson Corporation". Neste mesmo periodo, diversas empresas estudavam, a parte, o C.N. e sua aplicação. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, também participou dos estudos e exibiu um comando com entrada de dados através de fita magnética. A aplicação ate então não era significante, pois carecia de confiança, os custos eram elevados e a experiência muito pequena. Da década de 60, foram incrementados novos sistemas, máquinas foram especificamente projetadas para receberem o C.N., e acrescentou muita a aplicação no campo da metalurgia. Esta evolução chega ao nossos dias satisfazendo os quesitos de confiança, experiência e viabilidade econômica.
Houve aspectos iniciais de por o computador para comandar as máquinas, o que, de alguma forma, atrasou a chegada do CNC. Só após esta alternativa foi abandonada principalmente por meio da econômia, abriu-se para o estudo e o avanço do que seria o "Comando Numérico”
A historia não tem um fim, mas se extende a nova concepção de evolução que deixam de englobar só as maquinas de usinagem, entrando em novas areas. O desenvolvimento da eletronica junto ao grande avanço da tecnologia garantem essas possibilidades de crescimento
- Aplicações
As aplicações de maquinas CNC são variadas e são encontradas nas industrias textil, alimenticia, de embalagens, de calçados, de plasticos, mertalugica, farmaceutica, de tintas, graficas, automobilisticas, dentre outras. A industria automotiva é a principal utilizadora de maquinas ferramentas do Brasil, elas são operadas na usinagem do motor, na elaboração de peças mecanicas, na soldagem e no corte de peças metalicas. Ultimamente as maquinas CNC vem sendo aplicadas nas industrias eletroeletronicas em processos de prototipagem e na soldagem automatica de componentes e placas de circuito impresso. Podemos citar tambem o desenvolvimento de aplicações médicas baseadas em prototipagem rapida e o desenvolvimento de protótipos.
- Principais Fabricantes
Industria Romi S.A: Foi a primeira indústria genuinamente brasileira a instalar linha de produção e conceber um automóvel 100%, o Romi-Isetta, um trator 100% brasileiro chamado "Toro", e o primeiro torno horizontal de ferramentaria 100% nacional, batizado de "Imor", anagrama do nome da própria indústria.
Siemens: É um grupo de engenharia alemão (o maior da Europa) que possui um total de 15 divisões e atua particularmente em tres areas: energia, industria e medicina.
Makino: Foi criada em 1937 por Tsunezo Makino no Japão, desenvolvendo o primeiro (NC) do Japão, a primeira fresadora em 1958 e o primeiro centro de usinagem do Japão, em 1966.
...