Portos e Hidrovias Porto de Vitória ES
Por: Kecio Reis • 14/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO
PORTOS E HIDROVIAS
PORTO DE VITÓRIA-ES
ALUNO: KÉCIO PATHYARA SILVA DOS REIS
MATRÍCULA: 201603582
BRASÍLIA, 28 de junho de 2021
Kécio Pathyara Silva dos Reis
PORTO DE VITÓRIA-ES
Trabalho apresentado para a disciplina de Portos e Hidrovias, pelo Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ensino Superior Planalto – IESPLAN, ministrada pelo professor: Leonardo Neiva
BRASÍLIA, 28 de junho de 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 história 7
2 ACESSOS E LOCALIZAÇÃO 8
3 INSTALAÇÕES DO PORTO 8
4 MOVIMENTAÇÕES DE CARGA E MARKET SHARE 10
4.1 granel sólido e granel liquido 11
4.2 carga geral solta e carga conteinerizada 11
4.3 container – detalhamento (a-b-c) 12
5 embarque e desembarque 12
5.1 TERMINAL E SENTIDO 13
6 MERCADORIAS 13
7 balança comercial 14
8 privatização 15
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O Porto de Vitória no estado do Espírito Santo hoje é um dos principais portos do Nordeste do Brasil, com operações de carga por volta de 7 milhões de Toneladas no ano de 2019, um aumento de 4,26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tais aumentos contribuíram significativamente para que o porto registrasse uma receita recorde na história, forma R$ 158,4 Milhões.
Visando o aumento no faturamento, assim como a modernização do complexo portuário, o Governo Federal por meio do Ministério dos Transportes, irão proceder com a privatização do Porto, assim, gerando um grande investimento por parte do setor privado, consequentemente mais empregos, maior tecnologia de operação, movimentação de cargas e etc.
1 – HISTÓRIA
O Porto de Vitória está localizado no centro da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na região da Baía de Vitória, abrangendo os dois municípios de Vitória (ilha) e Vila Velha (continente). Foi fundada em 1906 e é administrada pela Companhia Docas do Espírito Santo-CODESA, que desde 1983 é a Autoridade Portuária do Espírito Santo. O porto possui instalações públicas e arrendadas. Sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da cafeicultura. Na época, o carregamento da carga era feito no cais denominado Cais do Imperador - um simples píer de madeira (trapiche), onde hoje ficam as escadas do Palácio Anchieta. O primeiro lote de estudos sobre a construção do Porto de Vitória remonta a 1881. Em 1906, o Governo Federal autorizou a Companhia do Porto de Vitória (CPV) a construir um terminal de 1.130 m. Em 1924, a União assumiu a concessão outorgada ao CPV e a transferiu para o Governo Estadual. A primeira fase de construção terminaria somente em 1927. No ano seguinte, foi aprovada a segunda fase das obras do Cais de Vitória, que incluiu a construção dos Armazéns I e II (concluídos em 1929) e do Armazém III (1932). A inauguração se deu em 1940 e marcou o início do atual complexo portuário. Ainda na década de 1940, a CVRD instalou uma estação de carregamento de minério em Vila Velha, seguida de um terminal de granéis líquidos e do cais de Paul. Na década de 1970, o terminal de Capuaba foi concluído em Vila Velha. Cinco anos depois, um decreto do Ministério dos Transportes instituiu os distritos portuários organizados de Vitória (Vitória e Vila Vela) e Barra do Riacho (Ala Cruz). O Porto de Vitória tem (14) catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como contêiner, trigo, automóveis, produtos siderúrgicos, malte, rochas ornamentais, concentrado de cobre, fertilizantes, graneis líquidos, etc.
2 – ACESSOS E LOCALIZAÇÃO
O acesso rodoviário é feito pelas rodovias ES-080; BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória, e BR-101. O acesso ferroviário é pela Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, da Vale S.A., e pela Ferrovia Centro-Atlântica S.A., malha Centro-Leste, antiga Superintendência Regional de Campos (SR-8) da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. O acesso marítimo é pela barra, com 250 m de largura e 19 m de profundidade. O canal de acesso de 7,5 km, tem 120 m de largura máxima. Por via aérea o acesso é feito pelo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, distante 18 km do Centro da capital.
...