TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Industrial: Um Caso da Empresa Arezzo

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A produção enxuta tem sido uma prática de empresas globais, pois possui um caráter multidimensional englobando práticas de gestão como: qualidade, just in time, trabalho em equipe, gestão de fornecedores, etc. O artigo visa aplicar a produção enxuta do toyotismo numa empresa de calçados, que por ser simples possui baixa interação com o consumidor.

A inovação local, regional e global é um modo de buscar a diferenciação e gerar riquezas. A inovação é então impulsionada pela agilidade de colocar novos produtos e processos no mercado, alinhando-o com a cadeia produtiva e de suprimentos, além do fato da inovação do produto contribuir para inovação do processo (produtivo, organizacional, planejamento, controle e conhecimento) e vice-versa.

Nos últimos 30 anos o processo de desenvolvimento de produtos foi mudado e teve um aumento de complexidade devido ao grande número de indicadores que permitiam o melhoramento da qualidade e da produtividade, sendo a Toyota referência nesses quesitos onde a inovação interfere no desenvolvimento de novos produtos, que por sua vez se é implementada ainda na fase de desenvolvimento garante processos e produtos robustos e estáveis a produção, ajustando-os e otimizando-os durante o ciclo de vida do produto quando necessário.

Essa concepção é muito abordada na indústria automobilística porém não é abordado para produtos simples com ambiente multiprojetos, como é o caso da indústria de calçados. Por causa de um mercado altamente competitivo (ainda mais vinda de produtos chineses), há vários lançamentos por ano, ao contrário da indústria automotiva.

Nesses ambientes multiprojetos, como os produtos têm ciclo de vida curto, o desenvolvimento e a produção dos mesmos têm que ser muito bem executados, por isso é importante o uso do modelo Toyota aliado à redução de desperdícios.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        O modelo de produção enxuta é algo mais amplo que pode ser aplicado à organização ou negócio como um todo, porque possui vínculos em toda estrutura organizacional. Dos 14 princípios da produção enxuta listados pelo modo Toyota, 4 estão relacionados com a estratégia de decisão da empresa:

  • prioridade de tomada de decisões a longo prazo (valores da empresa, clientes e sociedade);
  • obter dados realistas (avaliação da situação local);
  • tomada de decisão sem pressa e por consenso (considerar todas as opiniões para depois implementar rapidamente);
  • reflexão sobre os fatos e sua aplicação na resolução de problemas de melhoria constante.

O planejamento da empresa é centrado na utilização das pessoas de toda organização na seleção do que fazer para atingir a missão da empresa. Neste processo privilegiam-se discussões que antecedem a definição da coisa certa a fazer pela condução de um processo de questionamento às pessoas sobre o que impede a organização de atingir seus valores e objetivos de negócio.

Junto com o just-in-time, o conceito de autonomação é um conceito importante, onde a ênfase do processo não é dada apenas ao trabalho automático da máquina, mas que também seja possível identificar defeitos e excesso de estoques de forma autônoma. Isso fortalece o conceito de jidoka, onde um trabalho pode ser executado independente do outro, abrindo espaço para o setor de operações da empresa estar presente em outras áreas como qualidade, desenvolvimento e investimento.

A rotina de produção do modelo Toyota é baseada na combinação e repetição de 5 etapas:

  1. Especificar o que é valor para o cliente;
  2. Alinhar de melhor modo possível e em sequência as etapas que criam esse valor;
  3. Haver um fluxo contínuo entre essas etapas;
  4. Eficácia toda vez que a produção for puxada;
  5. Executar atividades que agreguem valor.

        A P&D tem impacto direto sobre os produtos e processos, pois trata de projetos que geram conhecimento e desenvolvimento comercial. Pode ser dividida em dois blocos: pesquisa avançada e desenvolvimento comercial para novos produtos e processos. Quanto maior o grau de mudança no produto ou processo, maior a necessidade de recursos para o desenvolvimento do projeto. Em um ambiente multiprojetos, a fase de planejamento é fundamental para se definirem regras, prioridades e o real investimento em projetos de desenvolvimento de novos produtos antes da execução do projeto. O sucesso do novo produto/ projeto está intimamente ligado à execução das etapas de desenvolvimento e como elas se complementam.

        Dependendo do grau de mudança necessário no novo produto ou projeto e da simultaneidade, priorizar recursos pode ser necessário. Por isso, é importante entender a experiência e conhecimento de manufatura de uma equipe multiprojetos.

        A Toyota utiliza melhoria contínua na solução de problemas envolvendo todos os funcionários, envolvendo os fornecedores em todos os processos; além de realizar contínua revisão de processos para eliminação de desperdícios. Com isso, ganha competitividade no mercado de forma sustentável.  

        A prática de utilização de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de um novo produto tem sido cada vez mais usada pelas empresas, e suas principais vantagens são:

  • Cruzam linhas hierárquicas verticais;
  • Descentralizar o processo decisório;
  • Reduzir  quantidade de informações para os níveis mais altos.

P&D NA TOYOTA

        A especificação final do produto é feita no fim do design, e no começo trabalha-se com faixas de especificações, congelando aquelas mais críticas, pois isso diminui o número de mudanças no projeto junto ao consumidor.

        Com relação aos participantes do processo, é encorajada a rotatividade de funções para obtenção de maiores habilidades, para que assim possam ser aperfeiçoadas as especificações e práticas de produção facilitando assim, as inovações. Conhecendo o processo de produção, é possível selecionar os pontos críticos do projeto por parte dos envolvidos em seu desenvolvimento. Há também o desenvolvimento de vários protótipos antes deste ser transferido para a produção. Todos esses fatores aceleram o desenvolvimento de produtos e tornam mais eficiente sua implementação e produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (219.5 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com