Projeto Timer Programável
Por: Matheus Carnelos • 10/12/2015 • Relatório de pesquisa • 414 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
INTRODUÇÃO
Por meio do software Proteus versão 8.1, foi desenvolvido um projeto na qual tem o intuito o entendimento e o funcionamento de um timer programável, tendo como base a definição básica de timer programável que visa ser um dispositivo visual ou sonoro que sinaliza o final de um período preestabelecido de tempo.
MATERIAL UTILIZADO
- Display BCD
- CI
- Porta lógica NOT
- Porta lógica NAND
- Porta lógica AND
- Flip Flop JK
- Botão
- Display binário
- Resistência
- Chave
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Programando o Timer
[pic 1]
Figura (1)
Sabendo que o circuito está ligado a três displays binários controláveis, para programar o timer deve-se pegar o número desejado, transformá-lo em binário e transmiti-lo para os displays, ou seja, para cada display tem-se quatro botões representando os quatro algarismos do número binário, sendo assim, para zero deve-se deixar o botão posicionado no lado direito do display e para um deve-se deixar o botão posicionado no lado esquerdo.
Para um melhor entendimento, a figura (1) representa o número decimal 500 programado no timer. Para cada display usa-se uma casa decimal do número desejado, no exemplo dado, o primeiro display deve representar o número 5 em binário (0101) e os outros dois o número 0 em binário (0000). Deve-se levar em conta que para dezenas e unidades, basta adicionar zero a frente do número para programar o timer. (ex. número decimal 1 deve ser escrito como 001 e assim, transformar cada unidade em binário).
- O funcionamento do Timer
[pic 2]
Figura (2)
Ao programar os displays binários para o tempo desejado, – lembrando que o timer está representado em segundos - basta dar play para que o circuito comece a funcionar e assim, contar o tempo desejado.
Para um melhor entendimento, ainda utilizando 500 segundos, após programar o circuito, começa-se a contagem nos displays BCDs até que se atinja o número desejado em decimal, figura (2).
- O circuito completo
[pic 3]
Figura (3)
Para o sucesso do projeto, o circuito envolve diversas partes na qual interligadas entre si proporcionam o funcionamento do timer. Como mostrado na figura (3), o circuito é bem complexo e envolve diversas ligações entre flip flops, CIs e portas lógicas, garantindo assim o desenvolvimento bem-sucedido do projeto.
CONCLUSÃO
Em síntese, levando em consideração o proposto para a realização do projeto, pode-se concluir que tudo foi finalizado com sucesso, os objetivos propostos atingidos e assim aumentando o conhecimento em relação ao software Proteus e ao circuito descrito pelo timer programável.
...