Projeto de Viabilidade para uma Fabrica de Cachaça
Por: bsimonaggio • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.955 Palavras (20 Páginas) • 1.423 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROJETO DE UNIDADES PRODUTIVAS
SÉRGIO ADELAR BRUN
BRUNA SIMONAGGIO
CRISLAINE TREVISAN DA ROCHA RIBEIRO FERRARI
SUELEM VANESSA PITOL
PROJETO DE UMA FÁBRICA DE CACHAÇA
MEDIANEIRA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. O PROJETO
2.1 DEFINIÇÃO DA EMPRESA
2.2 MIX DE PRODUTOS
2.3 SISTEMA DE PRODUÇÃO
2.4 PROCESSO PRODUTIVO
2.4.1 Recepção e Pesagem da Cana
2.4.2 Limpeza
2.4.3 Picagem
2.4.4 Moagem
2.4.5 Decantação
2.4.6 Diluição
2.4.7 Fermentação
2.4.8 Destilação
2.4.9 Filtragem
2.4.10 Pré-armazenagem
2.4.11 Armazenamento em Barris
2.4.12 Envelhecimento
2.4.13 Repouso
2.4.14 Envase
2.4.15 Expedição
2.5 PÚBLICO-ALVO (MERCADO/CLIENTES)
2.6 DEMANDA
2.7 ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO
2.8 LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE
2.9 CAPACIDADE PRODUTIVA
2.10 RECURSOS E CENTROS DE PRODUÇÃO
- INTRODUÇÃO
A iniciativa de se investir em um negócio requer um planejamento aprimorado e levantamento de informações sobre o ramo em que se pretende atuar. Primeiramente, em qualquer tipo de negócio que se queira investir, é necessário que sejam feitos cálculos sobre qual o valor monetário necessário para investir na abertura do empreendimento e para o seu funcionamento, além disso, deve-se calcular a margem de lucro que poderá ser obtida com o requerido negócio e o prazo em que o investimento será revertido a lucro, para verificar se os resultados obtidos são de fato os esperados para o empreendimento.
Um projeto procura analisar um conjunto de informações que possibilite concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não. Este pode ser elaborado obedecendo a diferentes níveis de complexidade e detalhamento.
O estudo realizado para este projeto, sobre uma Fábrica de Cachaça de cana-de-açúcar, tem por finalidade mostrar a viabilidade de se estruturar comercialmente este tipo de indústria, e serve como orientação para a tomada de decisão de um suposto cliente que irá simular a compra se o investimento nesta atividade lhe parecer viável e rentável.
Conforme a Instrução Normativa nº13, de 29 de junho de 2005, do MAPA, cachaça é uma “denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48% vol. (20 ºC)”. É obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar e pode ser adicionada de açúcares até 6 g/L, expressos em sacarose.
O presente projeto divide-se em várias etapas, inicialmente é feita a definição da empresa, o mix de produtos com que pretende trabalhar, qual será o sistema de produção adotado e como ocorrerá o processo produtivo. Em seguida, realiza-se um estudo sobre qual será o público alvo que o empresário poderá conquistar, qual a demanda proposta, a estratégia de produção, a localização da unidade produtiva, sua capacidade, os recursos e centros de produção, o arranjo físico, a estratégia formulada para distribuição/ venda dos produtos, e por fim a viabilidade econômica e a análise de riscos. A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, valor presente líquido e tempo necessário para a amortização do investimento.
- OBJETIVO
Sistematizar e trabalhar um conjunto de informações que permita a um investidor potencial analisar a oportunidade de implantação de uma Fábrica de Cachaça de cana-de-açúcar, no município de Medianeira – Paraná.
- O PROJETO
A partir deste ponto será contextualizado o projeto, apresentando todos os aspectos julgados necessários para estudar a viabilidade de implantação de uma unidade de cachaça no interior de Medianeira - PR e com capacidade, processo e mix de produtos pré-estabelecidos.
- DEFINIÇÃO DA EMPRESA
Este estudo define uma Unidade Produtiva de Fabricação de Cachaça de cana de açúcar.
...