Projeto robô
Por: thm_moraes • 21/9/2016 • Projeto de pesquisa • 978 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1] | ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba Curso de Engenharia Mecânica |
[pic 2]
“Projeto ROBÔ”
[pic 3]
Nome | RA |
Fabio Junio Brescansin
Felipe Rafael Basso 200090141
Henrique Duarte Mattis
Lucas de Oliveira Rodrigues
Thiago Henrique de Moraes 203091299
Piracicaba
Maio de 2013
Sumário
1 – LISTA DE FIGURAS
2 – OBJETIVO
3 – INTRODUÇÕES TEÓRICAS
6- CONCLUSÕES
7 - BIBLIOGRAFIA
1 – Lista de Figuras
Figura 3.1 – Árvore de Objetivos ____________________________3
Figura 3.2 – Símbolo da função lógica E_______________________________3
Figura 3.3 – Símbolo da função lógica OU _____________________________4
2 – Objetivo
Projetar um robô para movimentar uma carga máxima de 400g de um ponto a outro. A estrutura do robô deve ser a mais leve e de menor custo possível.
3 – Introduções Teóricas
Esclarecendo Objetivos
Para entender o problema a ser resolvido, o primeiro passo é esclarecer quais são os objetivos do cliente de forma clara, mesmo que estes mudem durante desenvolvimento do projeto, pois ao menos se tem um ponto de partida. Esses objetivos e mudanças posteriores podem ser registrados em contrato, de forma a proteger os interessados.
Conforme Cross (2000), cada objetivo deve ser escrito em uma sentença simples, capaz de ser entendida e negociada por todos interessados, ou seja, clientes, investidores, membros do time de projeto. Ainda conforme o autor, o processo de esclarecimento pode iniciar com a pergunta: “o que se quer dizer com tal declaração”? Por exemplo, se o objetivo declarado pelo cliente é o de obter uma máquina ferramenta segura, é possível expandir essa sentença para significar:
Baixo risco de machucar o operador;
Baixa chance de o operador cometer erros;
Baixo risco de danificar a peça ou a ferramenta;
Interrupção automática de operação em caso de sobrecarga.
Figura 3.1 – Árvore de Objetivos
[pic 5][pic 4]
Nota: A árvore de objetivos também pode ser desenhada na horizontal, quando for conveniente.
Para montar a árvore de objetivos, é importante inicialmente buscar uma definição para Robô. Uma definição interessante é trazida pelo dicionário Oxford, citado por Lee e Suh (2006): “Um robô é um manipulador multifuncional reprogramável, projetado para mover materiais, peças, ferramentas, ou dispositivos especiais, através de movimentos variados, e programados para desempenhar várias tarefas”.
Estabelecendo Funções
Após o esclarecimento dos objetivos do projeto, os engenheiros tem o hábito de pensar na solução potencial para resolvê-los. Contudo esse procedimento limita a criatividade, pois possíveis alternativas não são nem consideradas, deixando de lado a chance de se obter o melhor produto possível. Desse modo, recomenda-se como próximo passo não pensar na Projeto de Produto – Marcelo Eurípedes da Silva – Página 21-34
solução potencial, e sim em quais funções ela poderia ter. Um meio de se fazer isso é através do método de análise de funções.
Conforme Cross (2000), o ponto central do método de análise de funções é se concentrar em o que deve ser alcançado por um novo design e não como alcançá-lo. Para isso, inicialmente entende-se o produto como uma caixa preta, onde “entradas” são transformadas em “saídas desejáveis” (figura 8). A caixa preta contém todas as funções necessárias para essa transformação. Nesse ponto é importante se perguntar sobre as entradas e saídas, tanto desejáveis quanto indesejáveis, e também qual o próximo passo de transformação.
...