TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SOBRE A AULA PRÁTICA

Por:   •  6/2/2019  •  Ensaio  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

RELATORIO SOBRE A AULA PRÁTICA

-

TRANSMISSORES

Itatiba

2018


RELATORIO SOBRE A AULA PRÁTICA

-

TRANSMISSORES

Relatório apresentado à disciplina de Instrumentação e Controle de Processos, do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade São Francisco, sob a orientação do Professor Filipe Alves Coelho, como requisito para obtenção de média semestral.

Itatiba

2018


RESUMO

Para a elaboração do presente relatório, montou-se sobre um aquecedor um Becker com água em temperatura ambiente, inserido dentro do Becker um termômetro e um termopar, este último ligado a um transmissor de termopar e simultaneamente a um multímetro de bancada, assim que a água aqueceu e conseguimos manter a temperatura da mesma estável, foi possível então por meio de uma interpolação, fazermos a calibração do transmissor de temperatura, a partir deste faremos uma analogia para a calibração de transmissores de pressão.

Palavras-chave: Transmissor de termopar, calibração.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1- Termopar tipo K        8

FIGURA 2- Extensômetro        9

FIGURA 3- Gráfico Tensão x Massa        11


LISTA DE TABELAS

TABELA 1- Dados do experimento coletados no laboratório        11


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

1.1.        Objetivo        7

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

2.1.        Termopar tipo K        8

2.2.        Termo Resistor PT-100        9

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        10

3.1.        Materiais        10

3.2.        Métodos        10

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        11

5.        CONCLUSÃO        12

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Transmissores são utilizados em diversas aplicações, convertendo uma variável física ou química em outra. Sendo este o responsável por encaminhar o sinal de saída do elemento de medição, até o instrumento controlador.

No caso do sinal de saída ser um sinal de corrente seu sinal será entre 4 e 20mA (mili Ampères), para que este sinal seja convertido de forma a apresentar o valor correto do mensurando e necessário a realização da calibração do transmissor.

Na prática a realização da calibração tem como objetivo assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ou como no caso do presente experimento, por meio de cálculo e com estes valores serão alterados o ajuste de zero e span. Os Transmissores de temperatura podem ser utilizados em diversas aplicações desde setores da indústria como fundição até cozinhas industriais mais sofisticadas.

Transmissores de pressão seguem mesmo conceito de transmissores de temperatura, convertendo o valor pressão mecânica em um sinal elétrico, a calibração de um transmissor de pressão, também envolve o ajuste de zero e span.

  1. Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo entender o funcionamento de transmissores e a calibração do mesmo, sendo este uma atividade muito importante para garantir que determinado processo ocorra como planejado.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O objetivo deste capítulo é levantar na literatura as informações necessárias para um melhor entendimento dos dispositivos utilizado, facilitando assim o desenvolvimento do relatório.

  1. Termopar tipo K

Termopar é um sensor de medição de temperatura constituido de dois condutores diferentes que estão em contato entre si. O termopar gera uma tensão quando detecta que a temperatura onde está inserido é diferente da temperatura de referência, localizada fora do ambiente de medição. O Termopar Tipo K (FIGURA 1) por sua vez é o termopar mais comum, pois consegue atender dispositivos que trabalham em um range de -200° C a 1350° C (RESISTEN, 2015). 

[pic 1]

FIGURA 1- Termopar tipo K

Fonte: Sondas Termopar. Disponível em:

Acessado em: 17 de março de 2018.

  1. Transmissores de temperatura

Os transmissores de temperatura (FIGURA 2) utilizam de um sinal fornecido por um sensor de temperatura, como PT-100 ou termopar em um sinal elétrico na faixa de 4 a 20 mA. Normalmente constituido de circuitos integrados com boa precisão e compensação de temperatura, configurado em corpo de latão com pintura em epóxi, que lhe fornece melhor resistencia a ruídos, o que possibilita sua instalação em diversas aplicações na industria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (195.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com