RESENHA CRÍTICA “Patologia das construções” (Especialize-Julho 2014)
Por: 6533653 • 22/9/2015 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 1.216 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
“Patologia das construções” (Especialize-Julho 2014) Artigo científico escrito por Silmara Silva dos Santos, baseado em livros e publicações sobre as patologias mais encontradas em edifícios, onde se pretende abordar a natureza e contribuir com engenheiros, arquitetos, e demais profissionais da área de construção civil.
Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Danos esses que são agravados ao decorrer do tempo se não houver manutenção adequada periodicamente, possibilitando assim o comprometimento estrutural e estético da construção. Atentar-se aos possíveis riscos patológicos que podem vir a ocorrer, faz jus a profissão do engenheiro.
O estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada, devem ser levados a sério. Porém gastos á mais podem ser evitados, prolongando a vida útil da construção desde que seja seguido um critério rigoroso na hora de calcular, projetar e decidir o método de execução do investimento.
Pode se dizer que os danos por umidade e infiltrações sejam os mais comuns em edificações. A falta de preparo dos profissionais, a má execução de projetos e a desconsideração dos fatores naturais, é sem dúvida a principal causa desses problemas. Apesar de serem danos primários, eles podem acarretar em problemas graves em uma construção, e o meio mais coerente para se evitar danos é seguir à risca as exigências de construção.
Contudo, quanto maior o conhecimento do profissional, melhor será seu método decisivo para o tratamento dessas patologias, lembrando o velho lema “Prevenir é melhor que remediar”. Pode ser evitado constrangimentos dessas patologias nas construções desde que nossos profissionais da área se atentem principalmente na fase de elaboração do projeto, tendo como objetivo a minimização ou até a eliminação dessa “doença” da construção.
Referência bibliográfica:
Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - 7ª Edição nº 007 Vol.01/2014 Julho/2014
SOUZA, M.F. Patologias ocasionadas pela umidade nas edificações. Trabalho de
Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Engenharia da UFMG, 2008.
Patos de Minas-MG
Fevereiro-2014
...