Relatorio 1
Artigo: Relatorio 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilker30 • 18/9/2013 • 983 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Jani Alves da Silva, Edina Maria Colli
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o papel da Orientação Educacional no contexto atual da educação brasileira. Para compreender a real função do Orientador Educacional buscou-se entender o contexto atual da sociedade capitalista, tendo como foco principal a visualização da configuração no cenário neoliberal no século XX, pelo fato desse contexto conduzir as reformas da educação, bem como, a prática pedagógica da orientação educacional. Destaca-se os dilemas enfrentados na Orientação Educacional são fatores de resultado do contexto político neoliberal. Conclui-se que a necessária transformação da prática educativa na Orientação Educacional está pautada num referencial de mudança, na qual discute-se sobre a função do Orientador Educacional diante de uma prática coletiva de trabalho integrado. Destaca-se o papel deste profissional diante das questões: a organização e concretização do Projeto Político-Pedagógico, a proposta coerente para a formação continuada de professores, as reuniões pedagógicas e as relações interpessoais no âmbito educacional.
Palavras-Chave: Orientador Educacional; Neoliberalismo; Gestão democrática
Este artigo discute sobre a proposta da Orientação Educacional, enquanto uma prática educativa vivenciada no contexto atual da sociedade capitalista. O foco dessa discussão busca a compreensão do neoliberalismo no século XX , na qual conduziram e inspiraram as reformas na educação desencadeando encaminhamentos políticos como estratégias para mudanças que favoreceram apenas a manutenção do capital. Percebe-se neste embate, que a Orientação Educacional representou os ideais do Estado evidenciando por meio de práticas e ações, uma conduta que esteve desforrada da concepção educativa, pois esta apenas colaborava para a formação de homens necessários para o mercado de trabalho, apenas para a produção de mais-valia.
Diante desse contexto, torna-se necessário compreender a forma com que o neoliberalismo inspirou as ações no âmbito da prática exercida pela Orientação Educacional. Sendo assim, os procedimentos metodológicos aqui organizados são: a) A compreensão do neoliberalismo e suas implicações na forma de ser e agir da Orientação Educacional. b) O destaque de alguns dilemas enfrentados na Orientação Educacional enquanto fatores de resultado do contexto político neoliberal. c) A discussão sobre a prática educativa na Orientação Educacional pautado num referencial de mudança, na qual discute-se sobre a função do Orientador Educacional numa prática coletiva de trabalho integrado, sobre a organização e concretização do Projeto Político-Pedagógico, e sobre a formação de professores, nas reuniões pedagógicas e nas relações interpessoais no âmbito educacional.
Os autores escolhidos para a realização desta mediação foram Noma (1989), Vasconcellos (2004), Grinspun (2003), Toussanint (2001), Peroni (2003), Moraes (2001), Milet, (2001), Garrido (2005), Christov (2005), Torres (2005), Almeida (2005), Antunes (2003), Veiga (1995), Muribeca (1994), Bruno (2005), Ferreira (2003).
3.1 A Orientação Educacional e o neoliberalismo
Para compreender o neoliberalismo, presente a partir do século XX, faz-se necessário estabelecer uma diferenciação com o liberalismo clássico do século XVIII. De acordo com Moraes (2001), o Liberalismo é conceituado como uma doutrina dos partidários da livre empresa, que se opõem ao Socialismo e a intervenção do Estado em matéria econômica (Liberalismo econômico). Esta doutrina preconiza a liberdade política do cidadão em relação ao Estado e defende oportunidades iguais para todos (Liberalismo Político).
Adam Smith (1983, apud MORAES, 2001), na publicação da obra “A Riqueza das Nações” (1776), e por meio dela consegue identificar o liberalismo. Afirmando que o mundo seria bem melhor,
...