Relatorio Amaciante
Por: Juliane2.0 • 12/12/2015 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 1.316 Visualizações
Introdução
Neste experimento precisamos descobrir como funciona uma força de atrito estático, usando os tais materiais:
-01 dinamômetro de 2N
-01 dinamômetro de 5N
-01 bloco de madeira com gancho
-01 bloco de madeira emborrachado com gancho
-01 placa de PVD branca com furo
Força de atrito estático
É uma força de importância indiscutível, pois ela está presente praticamente em todos os momentos do nosso dia á dia. Sem ela, seria impossível esta agora sentado lendo este texto, pois você já teria escorregado pela sua cadeira.
O simples ato de andar também seria inviável, pois sem o atrito você não teria apoio nem para ficar de pé.
Para que exista a força de atrito, é necessário existir o contato entre duas superfícies, como por exemplo, o pneu de um automóvel e um asfalto. O pneu é aderente e o asfalto é áspero, e essa combinação gera uma força de atrito que fará o automóvel se movimenta sem derrapar pela pista.
Define-se a força de atrito como uma força de oposição a tendência do escorregamento. Tal força é gerada devido a irregularidades entre as duas superfícies que estão em contato. Veja a figura abaixo.
[pic 1]
Objetivo
Descobrir a força de atrito do bloco de madeira emborrachado e do bloco de madeira lisa, utilizando o dinamômetro de 2N fazendo medidas na horizontal, e o de 5N medindo o peso de ambos os blocos.
[pic 2]
Conclusão
Portanto concluímos que a força de atrito do bloco não emborrachado foi menor (0,6N) do que o bloco emborrachado (1,0N).
Quando se aumenta gradualmente a força aplicada, nota-se que o bloco entra em movimento, o menor valor aproximado da força aplicada que iniciou o movimento do bloco de madeira foi de 0,8N, e o do bloco de madeira emborrachado foi de 1,2N.
Sumário
03-Introdução
04-Força de atrito
05 á 08 - Análise
09- Conclusão
FACULDADES FACCAT
Engenharia de Produção
Física Geral Experimental 1
Docente: Fábio Garcia Ferreira
Dupla: Diny Kelly e Juliane
...