Relatorio de Sondagem
Por: Daniel Cordovil • 2/6/2017 • Relatório de pesquisa • 488 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
DANIEL DE CASTRO CORDOVIL
ERICK VINICIUS DA PAIXÃO MILHOMEM
JORDAN ALMEIDA LOBATO
WANDRESON VICTOR ROCHA LIMA
RElatório de sondagem
SANTARÉM
2017
DANIEL DE CASTRO CORDOVIL[pic 2]
JORDAN ALMEIDA LOBATO
ERICK VINICIUS DA PAIXÃO MILHOMEM
WANDRESON VICTOR ROCHA LIMA
RElatório de sondagem
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Projeto de Fundações do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luterano de Santarém.
Ministrada pelo Prof. Eng. M.Sc.Fernando Augusto do Vale
SANTARÉM – PA
2017/1[pic 3]
1 generalidades
Na investigação geotécnica realizada, adotou-se o processo de sondagem a percussão tipo S.P.T. (“Standard Penetration Test”).
O ensaio de penetração dinâmica foi executado utilizando-se amostrador padronizado TERZAGHI-RAYMOND, cujas características são as seguintes:
Diâmetro externo: 50,80 mm.
Diâmetro interno: 34,90 mm.
O tubo de revestimento utilizado possui o diâmetro interno de 66,50 mm e as hastes de perfuração de 25,00 mm, pesando 3,00 kgf/m.
O referido ensaio além de possibilitar a coleta de amostras de fornadas do subsolo, a diversas profundidades, permite a estimativa dos parâmetros geotécnicos do material, pôr meio de correlações empíricas, a partir do teste de penetração dinâmica.
2 METODOLOGIA
A metodologia empregada observa as recomendações da NBR-6484, NBR-8036 e NBR-9603 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
2.1 avanço de sondagem
Acima do nível de água do terreno, a perfuração é executada através de trado manual, excluindo-se os casos, onde em função das características do terreno, sua utilização seja ineficaz em presença do nível da água, ou em razão de outros motivos operacionais ou não se tornem os trados inoperantes, a sondagem prossegue pôr meio de lavagem com circulação de água.
O presente trabalho foi executado com a presença de água.
2.2 ensaio de penetração dinâmica
O ensaio de penetração dinâmica consiste na cravação do amostrador padrão em um trecho de 45 cm dividido em 03 (três) estágios de 15 cm.
A cravação é feita pôr meio de golpes sucessivos de um martelo pesando 65,00 kgf, caindo em queda livre de uma altura de 75,00 cm.
A resistência oferecida pelo terreno à cravação do amostrador é representada com números de golpes necessários a penetração dos 30,00 cm cravada finais do amostrador.
...