Relatorio de física
Por: eduardouniceub • 18/8/2017 • Ensaio • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Tecnologia e Ciências Aplicadas – FATECS
Curso de Engenharia Civil – Matutino
Disciplina: Física II – Turma B
Professor: Gabriel Favero
Relatório IV – Física Experimental
(Sistema massa mola)
Alunos:
Eduardo Pereira
Mateus Correa Araujo
Matheus Augusto de Oliveira
Brasília/DF, 21 de março de 2016
Relatório IV – Física Experimental
- Objetivo
O objetivo final é verificar com experimento do sistema a ação da lei de Hooke em um MHS no sistema massa mola verificando seus períodos de oscilação.
- Materiais
- 2 molas metálicas de 8,6 cm de comprimento cada;
- 1 mola metálica de 5,3 cm de comprimento;
- 1 suporte para os pesos com massa de aproximadamente 14,15 g;
- 3 pesos com massa de aproximadamente 9,6 g cada;
- 1 suporte com régua de 1,0 m comprimento;
- 1 régua
- Procedimentos
A preparação do equipamento foi realizada pelo professor Gabriel Favero.
Experimento com uma mola de 8,6 centímetros:
Uma das molas de 8,6 centímetros foi encaixada por uma de suas extremidades no suporte de 1,0 metro e a outra extremidade no suporte para os pesos. Foi colocado neste suporte 1 dos pesos de 9,6 gramas, após o peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o segundo peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o terceiro peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes.
Experimento com as duas molas de 8,6 centímetros:
Uma das molas de 8,6 centímetros foi encaixada por uma de suas extremidades no suporte de 1,0 metro e em sua outra extremidade foi acoplada a outra mola de 8,6 centímetros e a outra extremidade da mola de 8,6 centímetros foi encaixada no suporte para os pesos. Foi colocado neste suporte 1 dos pesos de 9,6 gramas, após o peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o segundo peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o terceiro peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes.
Experimento com uma mola de 8,6 centímetros e uma mola de 5,3 centímetros:
Uma das molas de 8,6 centímetros foi encaixada por uma de suas extremidades no suporte de 1,0 metro e em sua outra extremidade foi acoplada a outra mola de 5,3 centímetros e a outra extremidade da mola de 5,3 centímetros foi encaixada no suporte para os pesos. Foi colocado neste suporte 1 dos pesos de 9,6 gramas, após o peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o segundo peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes. Em seguida acrescentamos mais um dos pesos de 9,6 gramas e novamente após o terceiro peso ser colocado o suporte foi deslocado 10 centímetros para baixo e foi medido por 5 vezes o tempo que ele levava para ele subir e descer duas vezes.
- Dados Experimentais
Devido o ajuste da inclinação do trilho, gerou-se um ângulo que provocou uma alteração na velocidade do objeto, traduzida em uma aceleração.
Segue abaixo ilustração:
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
- Análise
O pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra presa a massa permitindo que se movimente livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O pêndulo simples permite que seja descrita uma fácil previsão de movimentos e pode ser representado da seguinte forma:
...